Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1960- 1990)

DSpace Repository

A- A A+

Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1960- 1990)

Show simple item record

dc.contributor.author França, Denise Medina de Almeida
dc.date.accessioned 2018-04-25T01:27:24Z
dc.date.available 2018-04-25T01:27:24Z
dc.date.issued 2017-04
dc.identifier.citation FRANÇA, D.M.; SANCHEZ, L. B. . Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da Escola Vera Cruz (1960-1990). Revista de Matemática, Ensino e Cultura, v. 1, p. 39-51, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185845
dc.description Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/viewFile/88/68 pt_BR
dc.description.abstract Tratamos nesse trabalho sobre a matemática ensina na escola Vera Cruz Vera Cruz (SP - 1970/1990), instituição que durante a década de 1970 atuou como polo de formação de professores em novas metodologias baseada nos estudos de Zoltan Dienes. Temos como principal objetivo analisar os saberes matemáticos presentes no conjunto de cadernos das séries iniciais. Ancorado em estudos da história da educação e da história cultural, essa análise tem como norte a questão: o que revela o conjunto de cadernos sobre a matemática ensinada nas séries iniciais da Escola Vera Cruz (1970-1990)? Concluímos que, influenciados pela Psicologia Cognitiva e o Estruturalismo, o ensino passou a explorar a Matemática como estrutura única, procurando desenvolver uma nova metodologia e, consequentemente, outra organização da matemática escolar, baseada na exploração de estruturas matemáticas simples, participação do aluno, utilização de material concreto estruturado e respeito aos tempos e espaços necessários para a construção dos conceitos, abstrações, generalizações e da axiomatização. Logo, era necessário ao professor além de entender a nova abordagem, elaborar uma metodologia adequada à especificidade do ensino nas séries iniciais, com maior atenção às atividades que precediam as abstrações e generalizações, objetivando a emancipação e autonomia do aluno. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher REMATEC pt_BR
dc.subject Cadernos escolares pt_BR
dc.subject História da educação matemática pt_BR
dc.subject Ensino primário pt_BR
dc.title Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1960- 1990) pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
Matematica ensinada.pdf 1.309Mb PDF View/Open Artigo REMATEC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar