O desdobramento do PROIES em uma universidade comunitária: uma teoria fundamentada na Grounded Theory

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O desdobramento do PROIES em uma universidade comunitária: uma teoria fundamentada na Grounded Theory

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Título: O desdobramento do PROIES em uma universidade comunitária: uma teoria fundamentada na Grounded Theory
Autor: Francisco, Thiago Henrique Almino
Resumo: Na sociedade do conhecimento, a intervenção estatal nos mais distintos modelos organizacionais tem sido um pressuposto observado com bastante intensidade, em virtude da necessidade de regular modelos de negócio que atuam em lacunas proporcionadas pelo estado. Na educação superior esse princípio é histórico, já que a regulação deste segmento é um movimento que ocorre desde o surgimento da primeira instituição de educação superior no Brasil. No contexto contemporâneo, em virtude da expansão desenfreada e da complexidade que se encontra no ?modelo? brasileiro, a regulação observa as mais variadas formas e se utiliza de distintos instrumentos que se aplicam ao controle das atividades de IES no Brasil. Sob a ótica deste pressuposto, o objetivo deste estudo foi desenvolver uma teoria substantiva sobre os desdobramentos da regulação no contexto de uma Universidade Comunitária Catarinense que aderiu ao PROIES. Para isso, sob a ótica de Strauss e Corbin (2008), utilizou-se a estratégia metodológica da Grounded Theory, considerando as entrevistas e as análises documentais como técnicas de coleta de dados e os gestores do processo de adesão, como sujeitos da pesquisa. Os resultados relevaram seis elementos: articulação com os órgãos externos, integração com os setores da instituição, profissionalização da gestão, orientação para projetos institucionais, articulação com o SINAES e para o desenvolvimento de novas competências (categoria central). Ao se integrarem com a categoria central, foi possível elaborar a hipótese fundamental da teoria, sob a ótica de suas condições, tendo, a partir da categoria central, quatro subprocessos relacionados, que são: o planejamento, a gestão, a consolidação e a avaliação do processo de adesão ao PROIES. Dessa maneira, as conclusões do estudo mostram que a adesão ao PROIES proporcionou o desenvolvimento de novas competências institucionais, traduzidas em novos processos e novos comportamentos nas pessoas, materializadas em um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, consideradas, portanto, como os principais desdobramentos da regulação no contexto em estudo.Abstract : In the knowledge society, state intervention in the most different organizational models has been a strongly observed assumption, due to the need to regulate business models that operate in loopholes provided by the state. In higher education this principle is historical, since the regulation of this segment is a movement that has occurred since the emergence of the first institution of higher education in Brazil. In the contemporary context, due to the unbridled expansion and complexity found in the Brazilian "model", the regulation observes the most varied forms and uses different instruments that apply to the control of HEI activities in Brazil. From the perspective of this assumption, the objective of this study was to develop a substantive theory about the unfolding of regulation in the context of a Community University of Santa Catarina that adhered to PROIES. For this, from the point of view of Strauss and Corbin (2008), the methodological strategy of Grounded Theory was used, considering the interviews and the documentary analyzes as data collection techniques and the processors of the adhesion process, as subjects of the research. The results revealed six elements: articulation with external bodies, integration with the institution's sectors, professionalization of management, orientation to institutional projects, articulation with SINAES and the development of new competencies (central category). By integrating with the central category, it was possible to elaborate the fundamental hypothesis of the theory, from the perspective of its conditions, having, from the central category, four related subprocesses, which are: planning, management, consolidation and evaluation of the process of joining PROIES. In this way, the conclusions of the study show that the adhesion to PROIES provided the development of new institutional competences, translated into new processes and new behaviors in the people, materialized in a set of knowledge, skills and attitudes, considered, therefore, as the main unfoldings of the regulation in the context under study.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2017.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185536
Data: 2017


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