A Pessoa Surda e suas possibilidades no processo de aprendizagem e escolarização
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dc.contributor.author |
RAZUCK, Renata Cardoso de Sá Ribeiro |
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dc.date.accessioned |
2018-03-20T20:41:29Z |
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dc.date.available |
2018-03-20T20:41:29Z |
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dc.date.issued |
2011 |
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dc.identifier.citation |
RAZUCK, Renata Cardoso de Sá Ribeiro. A Pessoa Surda e suas possibilidades no processo de aprendizagem e escolarização. 2011. 266 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de Brasília. UNB. Orientadora: Maria Carmen V. Rosa Tacca. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185114 |
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dc.description |
Tese |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho surgiu a partir da inquietação da pesquisadora, a qual atuou como professora regente de Química e intérprete de Libras, com relação aos procedimentos de escolarização de surdos, em escolas de educação básica da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Essa inquietação surgiu com a observação de que, mesmo ao final do Ensino Médio, era evidente o despreparo dos alunos surdos com relação a conteúdos básicos. Dessa forma, a presente pesquisa se propõe a identificar alunos surdos inseridos em escolas regulares que vivenciem situações diferenciadas com relação à aprendizagem de Ciências; analisar as relações pedagógicas estabelecidas, a organização da prática pedagógica, os processos de avaliação e as bases de escolha dos docentes envolvidos; analisar o domínio da língua (Libras e língua portuguesa) e como estas se fazem presentes nos processos de ensino aprendizagem; e, por fim, analisar a consolidação da aprendizagem de conceitos em tais alunos. Adotamos a Epistemologia Qualitativa de González Rey para orientar a pesquisa empírica, a qual pressupõe a produção do conhecimento por meio da análise construtivo-interpretativa. Participaram desta pesquisa alunos e professores dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Médio. A pesquisa empírica envolveu observações, pesquisa documental, entrevistas, conversações, conversações provocativas e grupos focais. As análises permitiram fundamentar o fato de que as possibilidades no processo de aprendizagem e escolarização da pessoa surda têm relação com fatores linguísticos e pedagógicos. Porém, nesta tese, constatamos que a aprendizagem dos sujeitos surdos está ainda mais diretamente ligada à constituição subjetiva do sujeito e sua relação com a surdez. Nesse aspecto, destacamos que o domínio de Libras exerce importante papel na relação do sujeito com sua situação de surdez, o que implica (e é implicado) em sua constituição subjetiva. Pretendemos com este estudo contribuir para um processo de escolarização mais eficiente para os alunos surdos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
UNB |
pt_BR |
dc.subject |
Surdos - educação em ciências Língua de sinais - educação Surdos - integração social |
pt_BR |
dc.title |
A Pessoa Surda e suas possibilidades no processo de aprendizagem e escolarização |
pt_BR |
dc.type |
Thesis |
pt_BR |
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