Arquitetura de Software para ambiente de Colaboração Educacional, Baseado em CMS.

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Arquitetura de Software para ambiente de Colaboração Educacional, Baseado em CMS.

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Title: Arquitetura de Software para ambiente de Colaboração Educacional, Baseado em CMS.
Author: Santos, Daniel Chaoui
Abstract: Este trabalho terá seu foco na arquitetura de um ambiente de colaboração educacional, ‘O Plural’, que tem como propósito a produção de uma ferramenta voltada para criação de ambiente virtual em contexto de ensino presencial. Também irá conter definições de ambientes colaborativos, o estudo de algumas possibilidades de CMS e então a arquitetura proposto para tal ambiente. Experiências obtidas no desenvolvimento de softwares vêm trazendo a instituições e empresas preocupações com as questões de qualidade na construção de sistemas, cada vez mais se tem a necessidade de definir processos internos de desenvolvimento, incluindo técnicas de modelagem e ferramentas de teste e ressaltando a importância da documentação como registro das decisões e definições adotadas. A arquitetura de um sistema busca a solução técnica para o problema de negócio. Uma arquitetura visa o cuidado em satisfazer todos os requisitos (requisitos funcionais e requisitos não funcionais), além dos subsistemas e componentes que compõem este sistema. Com isso notamos que a arquitetura não engloba apenas informações tecnológicas e de infra-estrutura outros fatores devem ser levados em consideração. Desenvolvido pela Númera – empresa de produção de software sob demanda dedicada na Tecnópolis de Florianópolis, e cuja equipe pertence o autor deste trabalho -, o projeto conta com a parceria das universidades públicas do Estado, nomeadamente, a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e a Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Com o amadurecimento da tecnologia web, muitos cenários são trazidos para facilitar a aprendizagem e troca de informações entre estudante e professor, materiais como trabalhos, aulas, artigos, livros são facilmente disponibilizados atualmente em algum endereço web. Com isso surgiu inúmeros endereços, ambientes e plataformas para o estudante acessar e pesquisar conteúdos para seu proveito. Assim surgiu a idéia do Plural, juntar tudo isso em um único ambiente, onde com seus dois principais conceitos de comunidades e contatos, se tem uma maior flexibilidade entre a troca de informação, que por sua vez pode ser feita entre alunos<->alunos, alunos<->professores, professores<->professores, e não só entre Professor->Aluno como em muitos casos anteriores. Com um design limpo o Plural tornou-se um ambiente de ferramentas fundamentais e de fácil uso, mistura informação e relacionamento em grande estilo. Existem dois grandes enfoques em relação à aprendizagem: Tradicional: onde o processo educacional é centrado no professor, o qual é tido como o único depositário do conhecimento e responsável por transmiti-lo ao aluno; Colaborativo: onde o método de ensino-aprendizagem promove a vivência coletiva e o trabalho em equipes onde todos aprendem juntos (PAZ-KLAVA; MORAES, 2004).
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Curso de Ciências da Computação.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/184094
Date: 2007


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