Arquitetura de Software para ambiente de Colaboração Educacional, Baseado em CMS.

DSpace Repository

A- A A+

Arquitetura de Software para ambiente de Colaboração Educacional, Baseado em CMS.

Show simple item record

dc.contributor.advisor Pacheco, Lúcia Helena Martins
dc.contributor.author Santos, Daniel Chaoui
dc.contributor.other Demilis, Leonardo Pereira
dc.contributor.other Santos, Juliano Soares dos
dc.date.accessioned 2018-02-23T20:19:08Z
dc.date.available 2018-02-23T20:19:08Z
dc.date.issued 2007
dc.identifier.other 966
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/184094
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Curso de Ciências da Computação.
dc.description.abstract Este trabalho terá seu foco na arquitetura de um ambiente de colaboração educacional, ‘O Plural’, que tem como propósito a produção de uma ferramenta voltada para criação de ambiente virtual em contexto de ensino presencial. Também irá conter definições de ambientes colaborativos, o estudo de algumas possibilidades de CMS e então a arquitetura proposto para tal ambiente. Experiências obtidas no desenvolvimento de softwares vêm trazendo a instituições e empresas preocupações com as questões de qualidade na construção de sistemas, cada vez mais se tem a necessidade de definir processos internos de desenvolvimento, incluindo técnicas de modelagem e ferramentas de teste e ressaltando a importância da documentação como registro das decisões e definições adotadas. A arquitetura de um sistema busca a solução técnica para o problema de negócio. Uma arquitetura visa o cuidado em satisfazer todos os requisitos (requisitos funcionais e requisitos não funcionais), além dos subsistemas e componentes que compõem este sistema. Com isso notamos que a arquitetura não engloba apenas informações tecnológicas e de infra-estrutura outros fatores devem ser levados em consideração. Desenvolvido pela Númera – empresa de produção de software sob demanda dedicada na Tecnópolis de Florianópolis, e cuja equipe pertence o autor deste trabalho -, o projeto conta com a parceria das universidades públicas do Estado, nomeadamente, a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e a Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Com o amadurecimento da tecnologia web, muitos cenários são trazidos para facilitar a aprendizagem e troca de informações entre estudante e professor, materiais como trabalhos, aulas, artigos, livros são facilmente disponibilizados atualmente em algum endereço web. Com isso surgiu inúmeros endereços, ambientes e plataformas para o estudante acessar e pesquisar conteúdos para seu proveito. Assim surgiu a idéia do Plural, juntar tudo isso em um único ambiente, onde com seus dois principais conceitos de comunidades e contatos, se tem uma maior flexibilidade entre a troca de informação, que por sua vez pode ser feita entre alunos<->alunos, alunos<->professores, professores<->professores, e não só entre Professor->Aluno como em muitos casos anteriores. Com um design limpo o Plural tornou-se um ambiente de ferramentas fundamentais e de fácil uso, mistura informação e relacionamento em grande estilo. Existem dois grandes enfoques em relação à aprendizagem: Tradicional: onde o processo educacional é centrado no professor, o qual é tido como o único depositário do conhecimento e responsável por transmiti-lo ao aluno; Colaborativo: onde o método de ensino-aprendizagem promove a vivência coletiva e o trabalho em equipes onde todos aprendem juntos (PAZ-KLAVA; MORAES, 2004).
dc.subject Arquitetura de Software
dc.subject ambientes de colaboração
dc.subject CMS
dc.subject Drupal
dc.title Arquitetura de Software para ambiente de Colaboração Educacional, Baseado em CMS.
dc.type TCCgrad


Files in this item

Files Size Format View
TCC_DANIEL_CHAOUI_SANTOS.pdf 1.233Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar