Ambiente de monitoração de SLA para redes
Show full item record
Title:
|
Ambiente de monitoração de SLA para redes |
Author:
|
Faria, José Carlos Gontarzcyk
|
Abstract:
|
A cada dia a utilização da Internet e as Intranets corporativas têm aumentado no número de serviços oferecidos e de sol suções críticas que dependem de seu correto funcionamento. Para tanto deve existir um mecanismo que permita que um cliente de serviços de rede possa garantir e aferir a qualidade de serviço recebida de um provedor. Desempenhando este papel existe o acordo de nível de serviço (Service Level Agreement – SLA), que esse define através de um contrato qual é o nível aceitável esperado para o cliente de um serviço consumido. O presente trabalho conceitualiza o assunto de gerenciamento de redes empregando SLA e detalha o desenvolvimento de um ambiente de gerenciamento de nível de serviços (Service Level Management – SLM). Esse tem como objetivo permitir a definição do acordo e a criação de relatórios relevantes ao acordo firmado, o qual são alimentados por dados colhidos por um autômato especialmente desenvolvido para realizar a tarefa de coleta de dados em redes utili- zando o protocolo SNMP. |
Description:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Curso de Ciências da Computação. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/183789
|
Date:
|
2004 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar