As crianças e os conteúdos para adultos na televisão: recepção, mediação e brincadeira

DSpace Repository

A- A A+

As crianças e os conteúdos para adultos na televisão: recepção, mediação e brincadeira

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Girardello, Gilka pt_BR
dc.contributor.author Souza, Thais Ehrhardt de pt_BR
dc.date.accessioned 2017-10-03T04:21:22Z
dc.date.available 2017-10-03T04:21:22Z
dc.date.issued 2017 pt_BR
dc.identifier.other 348834 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179916
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como foco as relações que as crianças estabelecem com os conteúdos para adultos - aqueles não destinados especificamente a elas - a partir do que assistem na televisão. Buscamos compreender como elas recebem tais produções, identificando elementos capazes de contribuir para as mediações pedagógicas e para a qualificação do cotidiano cultural e do imaginário das crianças. A dissertação tem como principais referenciais teórico-metodológicos os trabalhos de autores que refletem sobre a pesquisa com crianças, como Buckingham (2007), Martins Filho e Barbosa (2010); e Pereira (2010, 2015), além de trabalhos sobre recepção infantil de televisão, entre eles os de Hodge e Tripp (1986), Fischer (2001), Duarte (2008) e os do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (CED/UFSC), como Girardello e Orofino (2002), Fantin (2009), Munarim (2007), Bieging (2011) e Soler (2015). Em sua dimensão empírica, a pesquisa envolveu brincadeiras, diálogos e demais interações com uma turma de uma instituição pública de Educação Infantil, em uma comunidade situada na periferia de Florianópolis. O trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, que incluiu um estudo de caso junto ao grupo de 25 crianças do G6, com idades de 5 a 6 anos. Conforme evidenciado na pesquisa, observou-se que elas assistem diariamente tanto a programas infantis como a programas endereçados ao público adulto e considerados inadequados para sua idade pelos critérios da Classificação Indicativa brasileira. Faz parte desse cenário o fato de que atualmente a programação televisiva nas emissoras abertas no Brasil oferece alternativas cada vez mais raras de programas especificamente destinados às crianças, o que exige uma atenção urgente da sociedade, para que possam ser garantidos os direitos da criança a proteção, provisão e participação em sua relação com as mídias, bem como às mediações educativas a essa recepção.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : This dissertation focuses on the connection children establish with adult content - those contents which are not specifically intended for them - based on what they watch on television. Our proposal was to understand how they receive such productions, identifying elements capable of contributing to pedagogical mediations and to the qualification of children's cultural everyday life and their imagination. The main theoretical and methodological references are the works of writers who reflect on research with children, such as Buckingham (2007), Martins Filho and Barbosa (2010); and Pereira (2010, 2015), as well as works on children's television reception, such as Hodge and Tripp (1986), Fischer (2001), Duarte (2008) and those from the Center for Childhood, Communication, Culture and Art (CED / UFSC) such as Girardello and Orofino (2002), Fantin (2009), Munarim (2007), Bieging (2011) and Soler (2015). In its empirical dimension, the research involved games, dialogues and other interactions with a group of a public institution of Early Childhood Education, in a community located in the periphery of Florianópolis. The work is characterized as a qualitative research, which included a case study with a group of 25 G6 children, ages 5 to 6. As evidenced by the research, it was observed that they watch, daily, both children's programs and some adult content which is considered inadequate for their age by the Brazilian Indicative Classification criteria. Part of this scenario is the fact that, currently, FTA television programming on Brazilian broadcasters offers increasingly rare alternatives to programs specifically aimed at children, which requires urgent attention from society, so that the children?s rights to provision and participation in their relation with the media, as well as that alternatives to educational mediations to this reception can be assured. en
dc.format.extent 200 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Televisao e criancas pt_BR
dc.title As crianças e os conteúdos para adultos na televisão: recepção, mediação e brincadeira pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
348834.pdf 2.382Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar