Uso(s) do método intuitivo de Calkins em relação ao saber operação identificado(s) em programas de ensino de Sergipe (1890-1944)

DSpace Repository

A- A A+

Uso(s) do método intuitivo de Calkins em relação ao saber operação identificado(s) em programas de ensino de Sergipe (1890-1944)

Show simple item record

dc.contributor.author Nascimento, Josefa Lourença Souza do
dc.contributor.author Santos, Ivanete Batista dos
dc.date.accessioned 2017-07-21T18:07:27Z
dc.date.available 2017-07-21T18:07:27Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation NASCIMENTO, J. L. D. do; SANTOS, I. B. Uso(s) do método intuitivo de Calkins em relação ao saber operação identificado(s) em programas de ensino de Sergipe (1890-1944). Caminhos da Educação Matemática em Revista. v.7 n.1, p. 125- 149, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177690
dc.description Disponível em: http://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/110 pt_BR
dc.description.abstract Neste artigo é apresentada uma pesquisa que teve por objetivo identificar usos(s) do método intuitivo de Calkins (1886/1950) nos documentos oficiais de Sergipe no período de 1890 a 1944, privilegiando o saber operação. Para isso, foi utilizado como fonte, Leis, Decretos, Regulamentos e Programas de ensino. Em relação ao referencial foram consultados autores como Valente (2013) para entendimento sobre história da educação matemática, e Chartier (1990) sobre apropriação. Por meio do exame das fontes foi possível identificar traços de uso(s) do método intuitivo de Calkins (1886/1950) nos documentos examinados. Pois, o Programa de 1912 apesar de não seguir a riscar os passos recomendados pelo referido autor para o ensino dos saberes, adição, subtração, multiplicação e divisão, propõem o uso de objetos e a partir deles, ensinar as crianças as coisas, com o auxílio de números concretos, para em seguida, ensinar as quatros operações por meios de algarismo. No entanto, os Programas de 1915, 1916, 1917, 1924, 1931, 1938 e 1944, ao que parece, só apresentam traços de usos do terceiro passo sugerido por Calkins (1886/1950), que é o ensino do saber operação por meio dos algarismo. Além disso, recomendava-se que os exercícios fossem aplicados de forma graduada, partindo sempre do simples para o complexo, dos fatos para as coisas, do que se sabe para o que se ignora. Ou seja, a recomendação era que o ensino fosse o mais prático possível. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Caminhos da Educação Matemática em Revista pt_BR
dc.subject Saber operação pt_BR
dc.subject método intuitivo pt_BR
dc.subject Programas de Ensino pt_BR
dc.title Uso(s) do método intuitivo de Calkins em relação ao saber operação identificado(s) em programas de ensino de Sergipe (1890-1944) pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
artigo 1.pdf 571.4Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar