Os programas de ensino elementar nos cursos de treinamento dos professores leigos dos municípios baianos: o que dizem sobre o contexto socioeconômico, político e educacional da Bahia da década de 1950?
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dc.contributor.author |
Lima, Eliene Barbosa |
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dc.contributor.author |
Freire, Inês Angélica Andrade |
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dc.date.accessioned |
2017-07-21T18:05:48Z |
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dc.date.available |
2017-07-21T18:05:48Z |
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dc.date.issued |
2016 |
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dc.identifier.citation |
LIMA, Eliene Barbosa; FREIRE, Inês Angélica Andrade. Os programas de ensino elementar nos cursos de treinamento dos professores leigos dos municípios baianos: o que dizem sobre o contexto socioeconômico, político e educacional da Bahia da década de 1950?. Revista de História da Educação Matemática. v.2 n.1, p.72-83, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177687 |
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dc.description |
Está disponível em:http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/45/31 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Neste artigo, focamos a nossa atenção em analisar os programas, em especial o de aritmética, dos cursos de formação dos professores voltados ao ensino elementar nas escolas do interior baiano e do seu meio rural para uma interpretação do contexto socioeconômico, político e educacional da Bahia da década de 1950. Para tanto, prioritariamente, fizemos uso de uma literatura vigente sobre a história da Bahia e de dois programas de ensino produzidos nessa década, além de um breve diálogo com o sociólogo Elias em torno de sua obra “O processo civilizador”. Alinhando-se aos propósitos do governo federal, o governo da Bahia buscou intervir uniformemente nos municípios, distritos e povoados baianos, notadamente rural, regulamentando a sua campanha do ensino elementar, tendo como uma de suas principais ações ampliar o quadro de professores leigos via cursos de “treinamento”, vislumbrando o progresso, a civilização e a modernidade dessas localidades. Contudo, consideramos que isto não foi plenamente materializado, diante da discrepância entre os programas de ensino propostos para “treinar” os regentes leigos municipais e os programas de ensino que deveriam ser seguidos nas escolas da capital e do interior, em particular em relação aos saberes matemáticos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Revista de História da Educação Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Programas de ensino Elementar |
pt_BR |
dc.subject |
Professores leigos |
pt_BR |
dc.subject |
Meio rural baiano |
pt_BR |
dc.title |
Os programas de ensino elementar nos cursos de treinamento dos professores leigos dos municípios baianos: o que dizem sobre o contexto socioeconômico, político e educacional da Bahia da década de 1950? |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
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