A inovação permeando práticas consolidadas no ensino de matemática da escola primária paranaense (1960-1970)
Show simple item record
dc.contributor.author |
Portela, Mariliza Simonete |
|
dc.contributor.author |
Novaes, Bárbara Winiarski Diesel |
|
dc.date.accessioned |
2017-07-21T17:59:26Z |
|
dc.date.available |
2017-07-21T17:59:26Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
PORTELA, M. S.; NOVAES, B. W. D.A inovação permeando práticas consolidadas no ensino de matemática da escola primária paranaense (1960-1970). Revista de História da Educação Matemática. v.2 n.1 p. 235 - 254, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177682 |
|
dc.description |
Disponível em: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/64 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Trata-se de um estudo histórico que tem por objetivo discutir o misto de conservação e inovação nas orientações de ensino, em programas oficiais, guias pedagógicos ou manuais de orientação didática e produção de materiais didáticos para o ensino de matemática na escola primária paranaense na década de 1960, período marcado pela consolidação da vaga pedagógica da escola nova, pela penetração do ideário do Movimento da Matemática Moderna, divulgação de teorias piagetianas e tecnicismo. O presente estudo mostrou que hibridismos que ocorreram nas propostas inovadoras do ensino de matemática no estado do Paraná podem ser interpretados como uma resposta às recomendações presentes nos documentos oficiais do ensino primário. Os professores primários que participaram do NEDEM possuíam filtros, eram experientes, críticos, atuavam como professores do ensino primário e formadores de normalistas. Alguns trabalhavam na secretaria de educação. Os protagonistas deram espaço para a entrada do novo, espaço que não é ocupado na sua totalidade. As práticas mesclam-se dando ao ensino outro teor. Não abandonariam por completo as práticas consolidadas vindas da escola nova, mas sim, incorporariam novos elementos dos movimentos de reforma que ocorriam na década de 1960. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista de História da Educação Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática no ensino primário |
pt_BR |
dc.subject |
Materiais pedagógicos |
pt_BR |
dc.subject |
NEDEM |
pt_BR |
dc.title |
A inovação permeando práticas consolidadas no ensino de matemática da escola primária paranaense (1960-1970) |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar