A compreensão do SND: um diferencial nos livros didáticos de matemática na década de 1960.
Show full item record
Title:
|
A compreensão do SND: um diferencial nos livros didáticos de matemática na década de 1960. |
Author:
|
Soares, Elenir Terezinha Paluch
|
Abstract:
|
O presente artigo é resultante de investigação histórico-cultural, realizada durante doutoramento em educação, e busca dar visibilidade a uma característica da educação matemática presente em uma amostra representativa de manuais didáticos para o ensino primário editados na segunda metade da década de 1960, no Brasil. Utilizando livros didáticos como fontes de pesquisa, estudos sobre história das disciplinas escolares desenvolvidos por Andre Chervel (1990) e contribuições do pesquisador e educador húngaro Zoltan Paul Dienes (1967, 1970) para o processo de ensino e aprendizagem do Sistema de Numeração Decimal – SND, analisa-se o tratamento didático-metodológico dado a esse tema em uma amostra de manuais escolares publicados antes da década de 1960 e durante esta década. O estudo aponta para uma proposta pedagógica voltada à compreensão do valor posicional dos algarismos em números, como um diferencial na educação matemática ocorrido na década de 1960, em contrapartida ao conhecimento mecânico através de regras para ler e escrever números no SND, como é apresentado nos didáticos do período anterior. |
Description:
|
Disponível em : http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/60 |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177681
|
Date:
|
2016 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar