A compreensão do SND: um diferencial nos livros didáticos de matemática na década de 1960.

DSpace Repository

A- A A+

A compreensão do SND: um diferencial nos livros didáticos de matemática na década de 1960.

Show full item record

Title: A compreensão do SND: um diferencial nos livros didáticos de matemática na década de 1960.
Author: Soares, Elenir Terezinha Paluch
Abstract: O presente artigo é resultante de investigação histórico-cultural, realizada durante doutoramento em educação, e busca dar visibilidade a uma característica da educação matemática presente em uma amostra representativa de manuais didáticos para o ensino primário editados na segunda metade da década de 1960, no Brasil. Utilizando livros didáticos como fontes de pesquisa, estudos sobre história das disciplinas escolares desenvolvidos por Andre Chervel (1990) e contribuições do pesquisador e educador húngaro Zoltan Paul Dienes (1967, 1970) para o processo de ensino e aprendizagem do Sistema de Numeração Decimal – SND, analisa-se o tratamento didático-metodológico dado a esse tema em uma amostra de manuais escolares publicados antes da década de 1960 e durante esta década. O estudo aponta para uma proposta pedagógica voltada à compreensão do valor posicional dos algarismos em números, como um diferencial na educação matemática ocorrido na década de 1960, em contrapartida ao conhecimento mecânico através de regras para ler e escrever números no SND, como é apresentado nos didáticos do período anterior.
Description: Disponível em : http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/60
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177681
Date: 2016


Files in this item

Files Size Format View
Artigo 1.pdf 7.983Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar