A compreensão do SND: um diferencial nos livros didáticos de matemática na década de 1960.
Show full item record
| Title: | A compreensão do SND: um diferencial nos livros didáticos de matemática na década de 1960. | 
| Author: | Soares, Elenir Terezinha Paluch | 
| Abstract: | O presente artigo é resultante de investigação histórico-cultural, realizada durante doutoramento em educação, e busca dar visibilidade a uma característica da educação matemática presente em uma amostra representativa de manuais didáticos para o ensino primário editados na segunda metade da década de 1960, no Brasil. Utilizando livros didáticos como fontes de pesquisa, estudos sobre história das disciplinas escolares desenvolvidos por Andre Chervel (1990) e contribuições do pesquisador e educador húngaro Zoltan Paul Dienes (1967, 1970) para o processo de ensino e aprendizagem do Sistema de Numeração Decimal – SND, analisa-se o tratamento didático-metodológico dado a esse tema em uma amostra de manuais escolares publicados antes da década de 1960 e durante esta década. O estudo aponta para uma proposta pedagógica voltada à compreensão do valor posicional dos algarismos em números, como um diferencial na educação matemática ocorrido na década de 1960, em contrapartida ao conhecimento mecânico através de regras para ler e escrever números no SND, como é apresentado nos didáticos do período anterior. | 
| Description: | Disponível em : http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/60 | 
| URI: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177681 | 
| Date: | 2016 | 
	     
        
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
 
 
Search DSpace
Browse
- 
All of DSpace
- 
This Collection
 
My Account
Statistics
Compartilhar