Um levantamento de questionamento (s) sobre o método intuitivo a partir de programas de ensino de Sergipe (1917 e 1931) e do manual aritmética elementar ilustrada de Antônio Trajano

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Um levantamento de questionamento (s) sobre o método intuitivo a partir de programas de ensino de Sergipe (1917 e 1931) e do manual aritmética elementar ilustrada de Antônio Trajano

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dc.contributor.author Santos, Daiane Santana
dc.contributor.author Santos, Ivanete Batista dos
dc.date.accessioned 2017-07-19T12:51:39Z
dc.date.available 2017-07-19T12:51:39Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation SANTOS, D. S.;SANTOS, I. B. Um levantamento de questionamento (s) sobre o método intuitivo a partir de programas de ensino de Sergipe (1917 e 1931) e do manual aritmética elementar ilustrada de Antônio Trajano. Caminhos da Educação Matemática em Revista. v.7, n.1, p. 163-177, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177616
dc.description Disponível em: http://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/108 pt_BR
dc.description.abstract Neste texto é apresentado o resultado de uma pesquisa que foi executada em dois movimentos. O primeiro consistiu em examinar os Programas de Ensino de 1917 e 1931 e o manual Aritmética Elementar Ilustrada de Antônio Trajano, em busca de elementos de aproximação entre essas fontes. Já no segundo, buscamos levantar questionamentos sobe a presença do método intuitivo no referido manual, apontado em pesquisas como a de Oliveira (2013) e a de Souza (2010). Os referenciais teóricos adotados foram Valente (2008) sobre a importância do livro/compêndio/manual para a pesquisa em história da educação matemática e Calkins (1886/1950) para princípios do método intuitivo. O exame dos dois documentos e do manual permitiu identificar que a sequência dos conteúdos aritméticos recomendados nos Programas de 1917 e 1931 não corresponde a mesma ordem adotada por Antônio Trajano, mas os conteúdos indicados para o ensino do 3º ano e 4º ano, com exceção de juros simples e descontos simples, foram apresentados no referido manual, ou seja, a diferença foi somente na sequência. Em relação ao método intuitivo, ainda é precoce apontar a sua presença na obra, mesmo a partir de pistas apontadas por autores como Oliveira (2013) e Souza (2010). Por isso, optamos por apresentar indagações do tipo: como identificar a presença de um método em um modelo de ensino apresentado em um programa? Ou em um manual? Como aproximar fontes como programas, manual e a proposta de um método? Mas essas são questões para serem respondidas na continuidade dessa pesquisa, em novas investigações. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Caminhos da Educação Matmeática em Revista pt_BR
dc.subject aritmética elementar ilustrada pt_BR
dc.subject método intuitivo pt_BR
dc.subject Programas de Ensino de Sergipe pt_BR
dc.title Um levantamento de questionamento (s) sobre o método intuitivo a partir de programas de ensino de Sergipe (1917 e 1931) e do manual aritmética elementar ilustrada de Antônio Trajano pt_BR
dc.type Article pt_BR


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