O ensino de Matemática nos Estados Unidos das primeiras décadas do século XX: investigações sobre uma alteração de padrão disciplinar
Show full item record
Title:
|
O ensino de Matemática nos Estados Unidos das primeiras décadas do século XX: investigações sobre uma alteração de padrão disciplinar |
Author:
|
Santos, Ivanete Batista dos
|
Abstract:
|
Neste texto, é apresentado o resultado de uma pesquisa que buscou compreender debate(s) que ocorreram nos Estados Unidos durante as primeiras décadas do século XX, para identificar propostas que pudessem caracterizar padrões disciplinares para o ensino de Matemática. A partir de Warde (2003) foi adotada para fim estrito deste trabalho o sentido etimológico da palavra padrão, como sinônimo de modelo, arquétipo. Foi utilizado como fonte periódicos que circulavam a época nos Estados Unidos e livros de autoria de Edward Lee Thorndike. Constatou-se a partir das fontes examinadas a existência de duas propostas, uma que versava sobre uma organização de conteúdos baseada na teoria da disciplina mental e uma alicerçada em princípios da psicologia conexionista de Thorndike. |
Description:
|
Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/34630 |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177615
|
Date:
|
2016 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar