O ensino ativo dos trabalhos manuais no curso primário paulista: um estudo da escolarização dos saberes matemáticos

DSpace Repository

A- A A+

O ensino ativo dos trabalhos manuais no curso primário paulista: um estudo da escolarização dos saberes matemáticos

Show full item record

Title: O ensino ativo dos trabalhos manuais no curso primário paulista: um estudo da escolarização dos saberes matemáticos
Author: Frizzarini, Claudia Regina Boen; Leme da Silva, Maria Célia
Abstract: O presente artigo tem o intuito de construir uma primeira representação sobre o ensino da matéria escolar Trabalhos Manuais no curso primário de São Paulo a partir de sua relação com os saberes matemáticos. O estudo amparado pelo ferramental teórico metodológico da História Cultural identifica duas grandes finalidades, que dizem respeito aos saberes matemáticos, atribuídas ao ensino de tal matéria: na primeira, os Trabalhos Manuais têm como função auxiliar o processo de compreensão dos saberes geométricos, que funciona como um “método de ensino” para aprender saberes matemáticos; na segunda, os Trabalhos Manuais como utilização de saberes matemáticos estudados em outras matérias para a formação do trabalhador, de um ofício ao aluno. Desse modo, uma representação dos Trabalhos Manuais no curso primário paulista seria a compreensão das relações desta matéria com os saberes matemáticos como uma via de mão dupla, em que um saber auxilia o outro e contribui a concretizar o ensino moral, físico, intelectual e profissional, de modo prático e intuitivo.
Description: Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2016v34n1p119
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177612
Date: 2016


Files in this item

Files Size Format View
artigo 4.pdf 476.8Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar