O ensino ativo dos trabalhos manuais no curso primário paulista: um estudo da escolarização dos saberes matemáticos
Show full item record
Title:
|
O ensino ativo dos trabalhos manuais no curso primário paulista: um estudo da escolarização dos saberes matemáticos |
Author:
|
Frizzarini, Claudia Regina Boen; Leme da Silva, Maria Célia
|
Abstract:
|
O presente artigo tem o intuito de construir uma primeira representação sobre o ensino da matéria escolar Trabalhos Manuais no curso primário de São Paulo a partir de sua relação com os saberes matemáticos. O estudo amparado pelo ferramental teórico metodológico da História Cultural identifica duas grandes finalidades, que dizem respeito aos saberes matemáticos, atribuídas ao ensino de tal matéria: na primeira, os Trabalhos Manuais têm como função auxiliar o processo de compreensão dos saberes geométricos, que funciona como um “método de ensino” para aprender saberes matemáticos; na segunda, os Trabalhos Manuais como utilização de saberes matemáticos estudados em outras matérias para a formação do trabalhador, de um ofício ao aluno. Desse modo, uma representação dos Trabalhos Manuais no curso primário paulista seria a compreensão das relações desta matéria com os saberes matemáticos como uma via de mão dupla, em que um saber auxilia o outro e contribui a concretizar o ensino moral, físico, intelectual e profissional, de modo prático e intuitivo. |
Description:
|
Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2016v34n1p119 |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177612
|
Date:
|
2016 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar