Saberes geométricos de Calkins e sua apropriação nos programas de ensino dos grupos escolares paulistas

DSpace Repository

A- A A+

Saberes geométricos de Calkins e sua apropriação nos programas de ensino dos grupos escolares paulistas

Show simple item record

dc.contributor.author Frizzarini, Claudia Regina Boen
dc.contributor.author Leme da Silva, Maria Célia
dc.date.accessioned 2017-07-19T12:41:26Z
dc.date.available 2017-07-19T12:41:26Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation FRIZZARINI, C. R. B.; SILVA, M. C. L. da. Saberes geométricos de Calkins e sua apropriação nos programas de ensino dos grupos escolares paulistas. Revista Brasileira de História da Educação. v.16, p. 10-35, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177611
dc.description Disponível em: http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/628 pt_BR
dc.description.abstract No presente artigo, analisam-se os saberes geométricos contemplados por Calkins em seu manual, Primeiras lições de coisas, bem como sua apropriação nas normatizações dos grupos escolares paulistas. O resultado indica que as ‘lições de formas’ e ‘desenho’ presentes no manual têm como objetivo desenvolver faculdades perceptivas básicas para a construção e o desenvolvimento de saberes diversos e não somente geométricos. Com base nisso, argumenta-se que o ensino das ‘lições de formas’ e ‘desenho’ não é equivalente ao ensino de geometria. A análise dos programas de ensino no período de 1894 a 1925 revela a influência das ideias de Calkins, já que, desde o início, observa-se a presença do estudo das formas. Esse estudo permanece até o programa de 1925, quando esse estudo recebe o status de matéria independente. Revela também que geometria é uma matéria em separado, distinta das propostas de Calkins. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Revista Brasileira de História da Educação pt_BR
dc.subject Lições de forma pt_BR
dc.subject Lições de desenho pt_BR
dc.subject Norman allison Calkins pt_BR
dc.subject Ensino de Geometria pt_BR
dc.subject Programas de Ensino pt_BR
dc.title Saberes geométricos de Calkins e sua apropriação nos programas de ensino dos grupos escolares paulistas pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
artigo 3.pdf 361.2Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar