Da geometria aos saberes geométricos: o refinamento de um entendimento a partir da pesquisa
Show simple item record
dc.contributor.author |
Santos, Ivanete Batista dos |
|
dc.date.accessioned |
2017-07-19T12:40:48Z |
|
dc.date.available |
2017-07-19T12:40:48Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
SANTOS. Ivanente Batista.Da geometria aos saberes geométricos: o refinamento de um entendimento a partir da pesquisa. Revista de história da educação matemática. v.2 n.2, p. 140- 157, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177610 |
|
dc.description |
Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/89 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Qual a diferença entre Geometria e saberes geométricos? Para responder a essa indagação foi produzida uma narrativa construída inicialmente a partir de pesquisas produzidos em Sergipe no formato de trabalhos de conclusão de curso - Santos (2014), de Ferreira (2014) e de dissertação de mestrado - Fonseca (2015). O exame dessas pesquisas permite a identificação do uso de termos como Geometria e saberes elementares geométricos. Para uma explicação sobre esses usos foi tomado como referente os trabalhos de Valente (2015), Leme da Silva (2015a) e Leme da Silva (2015b). O entendimento construído a partir desses autores é que no caso do ensino primário, a rubrica Geometria não é adequada, e sim saberes geométricos caracterizados em determinado momento pela estreita relação com o processo de elementarização, a partir de vagas pedagógicas: ensino tradicional, vaga intuitiva, Escola Nova e Movimento da Matemática Moderna, com a criação e reelaboração dos conteúdos. Por exemplo, da relação de desenho e geometria, surge a separação entre desenho natural, de objetos reais e imperfeitos para o desenho geométrico, de conceitos abstratos e perfeitos, retira a condição do desenho como preparo para os estudos de saberes geométricos e em seu lugar, é colocado o estudo das formas, que passa a anteceder à geometria. Por fim, a reposta a pergunta inicial aponta para a necessidade de uma revisão bibliográfica que acompanhe a produção de pesquisas sobre uma temática. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista de História da Educação Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Saberes geométricos |
pt_BR |
dc.subject |
Geometria |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino primário |
pt_BR |
dc.title |
Da geometria aos saberes geométricos: o refinamento de um entendimento a partir da pesquisa |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar