As contratações administrativas como instrumento do desenvolvimento social e concretização de políticas públicas
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Cristóvam, José Sérgio da Silva |
|
dc.contributor.author |
Moraes, Leonardo Ulisses |
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dc.date.accessioned |
2017-07-11T22:21:58Z |
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dc.date.available |
2017-07-11T22:21:58Z |
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dc.date.issued |
2017-07-05 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177441 |
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dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Jurídicas. Direito. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A forma como a Administração adquire seus bens e serviços nem sempre foi como é conhecida hoje. No Brasil o primeiro ordenamento jurídico com o objetivo de regulamentar essas compras foi o Código de Contabilidade da União de 1922, com apenas cinco artigos destinados ao assunto. Já em 1967, com a forma da Administração Pública o Decreto-Lei nº 200/67, onde foi instaurado pela primeira vez um regime único de compras. Reflexo dos anos de chumbo da ditadura militar o Decreto-Lei nº 2.300/86 teve como principal finalidade a buscar por mais moralidade nas contratações. A Lei nº 8.666/93, atual Lei de Licitações, pode ser considerada ato continuo da legislação de 1986, com diversos dispositivos com o intuito de restringir a atuação do agente público. Entretanto, a Lei nº 8.666/93 foi objeto de diversas modificações trazidas por outras legislações que buscavam dar uma nova finalidade para as contratações. Através de incentivos no processo de licitação ou no contrato administrativo o Estado busca fomentar determinados grupos de empresas ou associações utilizando o poder de compra governamental, que movimenta cerca de 15% do PIB do Brasil. Diversos dispositivos foram inseridos de formas diferentes no ordenamento, como por exemplo, o incentivo às associações de portadores de deficiência, catadores de materiais recicláveis, empresas com produtos nacionais, micro e pequenas empresas e empresas com responsabilidade ambiental. |
pt_BR |
dc.format.extent |
69 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Direito Administrativo |
pt_BR |
dc.subject |
Contratações Públicas |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas Públicas |
pt_BR |
dc.subject |
Poder de compra |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento Social |
pt_BR |
dc.title |
As contratações administrativas como instrumento do desenvolvimento social e concretização de políticas públicas |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Lins, Bernardo Wildi |
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