Title: | As transfigurações da educação na teoria de Florestan Fernandes: escola e socialização política na formulação estratégica da revolução socialista |
Author: | Velho, Ricardo Scopel |
Abstract: |
O objetivo desta tese é analisar a transfiguração da educação na obra de Florestan Fernandes, em sua produção sobre o capitalismo brasileiro e a formulação de uma estratégia socialista. Apresenta-se uma interpretação sobre a perspectiva teórica e metodológica do autor, defendendo a posição da determinação da teoria marxista em toda sua obra. Na pesquisa, também, explicita-se os conceitos de educação, de capitalismo dependente e de revolução burguesa/proletária, portanto um estudo basicamente teórico e bibliográfico, indicando as continuidades de descontinuidades na sua produção. No período de 1940 e 1950, o autor tem uma explicação da realidade brasileira baseada na incompletude do desenvolvimento da ordem social burguesa em relação à transformação capitalista, e por esse motivo aderiu à estratégia de caráter democrático, a qual, tendo um objetivo socialista, defendia que a expansão da democracia abriria espaço político para a classe trabalhadora agir de maneira autônoma e independente. Por isso, lutava pela ampliação da ordem burguesa e sua estratégia caracteriza-se como predominantemente democrática. Na esfera educacional, tratava-se de um atraso cultural, assim, durante esse período, a educação tinha papel fundamental por meio da escola, como mecanismo de planejamento social e de aceleração da história. Entre os anos 1960 e 1970, partindo da consolidação da revolução burguesa como uma contra-revolução permanente, o autor apresenta a categoria de capitalismo dependente como expediente de uma forma específica de capitalismo em países de origem colonial. Demonstra que a burguesia brasileira é resultado do amálgama entre setores oligárquicos tradicionalistas e a burguesia em ascensão, o que gerou uma congérie social, a qual assume um comportamento ultraegoísta, ultraelitista e reacionário. Esses comportamentos exigem uma forma política ultraconcentrada, de uso da coerção e cristaliza-se num Estado autocrático. Após o golpe empresarial-militar, Fernandes formula uma estratégia predominantemente socialista, com um programa democrático-popular. Esse programa colocado em movimento pelas reivindicações operárias, dentro da ordem, implicaria num colapso da autocracia, levando à revolução contra a ordem. Nesse período a educação surge diretamente de ações das organizações de classe, dentro e fora da escola. Dessa maneira, caracteriza-se um adensamento da elaboração do autor, o qual aprofunda a compreensão dos mecanismos de aprendizagem coletiva de classe e incorpora à sua teoria política e educacional a contribuição dos processos revolucionários da Rússia e de Cuba. A tese apresenta a discussão atual sobre a contribuição educacional de Fernandes; a interpretação do autor sobre a realidade capitalista brasileira; o debate sobre as formulações de uma estratégia socialista; e a elaboração de Fernandes sobre a educação no interior das estratégias ao socialismo. Por fim, intenta-se com esta tese contribuir para compreensão das transfigurações da educação no interior da produção do autor, o qual no decorrer de 50 anos, lutou teórica e politicamente, em defesa dos interesses de emancipação da classe trabalhadora. Ademais, sintetiza-se em três contribuições: o papel da escola, o papel da educação proletária e o papel da teoria. Pretende-se, assim também, demonstrar que a análise concreta da realidade capitalista, da luta de classes e da elaboração de estratégia são determinantes das elaborações sobre a educação e, portanto, trata-se de criticar as estratégias anacrônicas para que a classe trabalhadora possa elaborar uma via brasileira ao socialismo, e incorporar a educação, tanto escolar como extraescolar, nesse processo.<br> Abstract : The objective of this thesis, is to analyze the transfiguration of education, based on the opus of Florestan Fernandes, on his rehearsal about Brazilian capitalism and the formulation of a socialistic strategy. It will be presented an interpretation on Marx?s theories, covering all his work. On the research it?s also explicit the concepts of education, dependable capitalism and bourgeoisie/proletarian revolution. Therefore a study basically theoretical and bibliographical, indicating continuities and discontinuities, in its production, were performed. Based In the period from 1940 to 1950, the author has an explanation over Brazilian reality, based on the incompletion of bourgeois social order development, related to capitalistic transformation. For that reason he adhered to the democratical character strategy, in which having a socialistic objective, he defended that the expansion of democracy, would open political space for the working class, in an autonomous and independent way. So he fought for the augmentation of bourgeoisie order , and its strategy being characterized , as mainly democratic. When it comes to the educational sphere, it was a cultural delay, thus during this period , education had a fundamental role through schools, as a mechanism of social planning and historical acceleration. Between 1960 and 1970, starting from the consolidation of bourgeois revolution as an anti-permanent revolution, the author presents, the dependent capitalism category, as an expediency of capitalism, in a specific manner for colonized countries. It is demonstrated that Brazilian bourgeoisie, is a result of the union between traditional oligarchic sectors and ascending bourgeoisie , which generated social congeries , that take an ultra-egoistic, ultra-elitist and reactionary behavior .These behaviors demand an extreme political coercion, and crystalizes itself, in an autocratic state. After the industrial-military coup, Fernandes formulates a predominant socialist strategy, within a popular and democratic program. This program , set in motion by the working class claims , within order, would imply in an autocracy collapse , leading the revolution against order. In this period, education emerges directly from class organizations, in and out of school. This idea is characterized as a densification of the author?s elaboration , who deepens the comprehension of collective learning mechanisms, and integrates his political education theory, to the contribution with Russia and Cuba?s revolutionary process. The thesis presents a current discussion about Fernandes? educational contribution. The author?s interpretation, on strategic socialist formulations, and Fernandes? collaboration, over education imbedded in socialist strategies. Lastly the intention of the thesis, is to contribute for the comprehension of education transfigurations, inside the author?s opus, who over Fifty years, fought theoretically and politically, defending the emancipation interests of the working class. Moreover it is synthesized, in three contributions: school?s role, proletarian educational role and the theoretical role. It is also intended to demonstrate, the analysis of the concrete capitalistic reality, classes shocks and strategic elaborations are derived from developments about education. Therefore it is about criticizing anachronistic strategies, so the working class, could elaborate, a Brazilian way to socialism, and incorporate education In or Outside school within this process. |
Description: | Tese (dotutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177341 |
Date: | 2016 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
346217.pdf | 1.499Mb |
View/ |