Educação, inovação e empreendedorismo: implicações pedagógicas da orientação empreendedora educacional

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Educação, inovação e empreendedorismo: implicações pedagógicas da orientação empreendedora educacional

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Catapan, Araci Hack pt_BR
dc.contributor.author Hinckel, Nágila Cristina pt_BR
dc.date.accessioned 2017-06-27T04:03:32Z
dc.date.available 2017-06-27T04:03:32Z
dc.date.issued 2016 pt_BR
dc.identifier.other 345970 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176646
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Os avanços tecnológicos impactam a vida na sociedade em todas as dimensões e geram situações que requerem um tipo de sujeito com perfil diferenciado, próprio da era digital. Os processos educacionais, de modo geral, não têm respondido suficientemente com programas de formação que atendam às tendências atuais. Uma das questões mais polêmicas é a questão do empreendedorismo, um dos requerimentos da dinâmica sociocultural econômica atual. Algumas políticas públicas mais recentes têm contribuído para superar o distanciamento entre o mundo do trabalho e o mundo da educação. A nova lei de inovação tecnológica é uma política que estimula a oferta de empreendedorismo educacional na escola, a exemplo do programa PRONATEC. O objetivo desta pesquisa é elaborar um modelo de gestão educacional com base nas dimensões da Orientação Empreendedora Educacional (OEE), que de certa forma já está presente nas práticas pedagógicas do docente. Os fundamentos teóricos básicos deste estudo estão na Orientação Empreendedora (OE), na sociedade em rede e, nos conceitos de mediação baseada na Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural. A pesquisa-ação é o tipo de pesquisa escolhido para este estudo, aplicado em suas quatro etapas principais: observação, reflexão, planificação e ação. Como objeto desta pesquisa, tomou-se a OEE nas práticas pedagógicas docentes, no contexto de um curso no SENAC. Os sujeitos envolvidos foram coordenadores pedagógicos, professores e estudantes do curso em estudo. Os instrumentos e procedimentos utilizados foram: análise documental, questionário, instrumento de autoanálise da OEE, observações diretas e grupo focal. Os resultados alcançados evidenciam que a articulação das dimensões da OEE com os critérios da mediação de Feuerstein constituem um modelo de gestão educacional que potencializa as práticas pedagógicas necessárias ao empoderamento dos sujeitos, frente aos desafios contemporâneos de formação profissional.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : Technological advances impact life in society in all dimensions and generate situations that require a personal profile closely connected to the digital age. The educational processes, in general, have not effectively responded with training programs that meet current trends. Entrepreneurship is one of the most controversial issues and it is one of the requirements of the current socioeconomic and cultural dynamics. Some newer public policies have contributed to overcoming the gap between both worlds: work and education. The new law of technological innovation, PRONATEC program, offers entrepreneurial education at school. This research aims to develop a model of educational management based on dimensions of the Educational Entrepreneurial Orientation (EEO), which is already addressed in the pedagogical practices of teachers. The study s primary theoretical foundations are based on the EO, network society and Mediation concepts based on the Theory of Structural Cognitive Modifiability. The action research was chosen for this study and it was applied in its four main stages: observation, reflection, planning and action. The research object was the EEO in pedagogical teaching practices, in the context of a course at SENAC. The subjects involved in it were coordinators, teachers and students of the ongoing course. Document analysis, questionnaire, EEO s self-analysis tool, direct observations and focus groups were the instruments and procedures used. The results obtained show that the relationship between EEO dimensions and Feuerstein s mediation criteria can be a model of educational management that enhances teaching practices necessary for the empowerment of individuals facing contemporary challenges of vocational training. en
dc.format.extent 245 p.| il., gráfs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Empreendedorismo pt_BR
dc.subject.classification Orientação educacional pt_BR
dc.subject.classification Inovação pt_BR
dc.title Educação, inovação e empreendedorismo: implicações pedagógicas da orientação empreendedora educacional pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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