dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Tragtenberg, Marcelo Henrique Romano |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Siciliani, Igor Dornelles Schoeller |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2017-05-30T04:14:50Z |
|
dc.date.available |
2017-05-30T04:14:50Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
345404 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176021 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Florianópolis, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho se refere à elaboração e aplicação de um MOOC (Curso Online Aberto e Massivo) pautado no método de instrução cognitivista e na perspectiva de ensino interdisciplinar. O referido curso, então, buscou construir integrações internas entre conteúdos elementares e imprescindíveis para a formação básica nas disciplinas de Física e Matemática, bem como, relacioná-los com o contexto dos seus participantes. A partir de uma abordagem quantitativa e qualitativa, na sequência, investigou-se com mais detalhes as potencialidades e viabilidade do MOOC como ferramenta de baixo custo capaz de produzir e disseminar um ensino de qualidade, rompendo barreiras sociais e geográficas. Nessa iniciativa, uma avaliação da proposta é realizada levando em consideração alguns aspectos: sociais, estrutura do currículo e proposta pedagógica, sistemas de comunicação, material didático, avaliação institucional e de aprendizagem. Para isso, os instrumentos de coleta de dados foram, sobretudo, compostos por questionários, anotações de campo e demais dados relativos à própria aplicação do projeto. Os resultados obtidos da análise estatística forneceram indicadores muito positivos, no que se refere a relevância do curso para seus participantes, a aceitação da metodologia escolhida e estratégia interdisciplinar, evolução substancial nas avaliações de aprendizagem, entre outros. A análise das anotações de campo produzidas ao longo da articulação e aplicação do curso apontam que os MOOCs, para aqueles que acreditam em uma educação pública e de qualidade, podem ser uma alternativa viável para a intervenção direta dos centros de excelência na sociedade. Para os indivíduos que, além disso, encaram a educação como uma ação que deve ser rentável, devido a seu baixo custo, à necessidade de poucas pessoas para sua elaboração, condução e potencial para atender um grande número de pessoas, os MOOCs também apresentam seu devido valor.<br> |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Abstract : This work concerns the development and implementation of a MOOC (Massive Open Online Courses) ruled in cognitive instruction method and interdisciplinary learning perspective. This course tried to build an internal integration between elementary contents essential for basic training in the disciplines of physics and mathematics, as well as relating them to the context of its participants. From a quantitative and qualitative approach, it was investigated in more detail the potential and viability of MOOC as inexpensive way to produce and disseminate high quality education breaking social and geographical barriers. Under this initiative, a proposal of assessment is carried out considering some aspects: social, curriculum structure and pedagogical proposal, communication systems, educational material, institutional evaluation and learning. For this, the data collection instruments were mainly composed of questionnaires, notes and other data concerning the proper application of the project. The statistical analysis gives very positive indicators regarding the relevance of the course for the participants, the acceptance of the chosen methodology and interdisciplinary strategy, substantial progress in learning reviews, among others. The analysis of the notes produced during the articulation and implementation of the course point out that MOOCs can be used by people who believe in high quality public education as a feasible job for the direct intervention of high education in society. For people who, moreover, regard education as an action that should be profitable, MOOCs also have its value, due to low need of people to their preparation and large-scale potential. |
en |
dc.format.extent |
115 p.| il., gráfs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Física |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino à distância |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Matemática |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.title |
Elaboração, aplicação e avaliação de um curso online aberto e massivo (MOOC) interdisciplinar entre física e matemática |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado profissional) |
pt_BR |