"The e-book is on the tablet": novas mídias, velhas práticas no ensino de inglês?

DSpace Repository

A- A A+

"The e-book is on the tablet": novas mídias, velhas práticas no ensino de inglês?

Show full item record

Title: "The e-book is on the tablet": novas mídias, velhas práticas no ensino de inglês?
Author: Barreto, Marcelo Vatam
Abstract: As tecnologias digitais já fazem parte de nosso cotidiano e estão presentes nas várias esferas de nossas vidas, seja ela social, cultural, econômica, religiosa, entre tantas outras. No entanto, apesar das mídias já estarem presentes e influentes na sociedade, questiona-se por que a escola ainda não integrou definitivamente a cultura digital em seu cotidiano pedagógico. A partir desse questionamento, a presente dissertação pretende refletir sobre as mudanças trazidas pelas mídias no campo da educação, tendo em vista a escola como um espaço que oportuniza a transformação social (e que está, portanto, preocupada com a formação de sujeitos autônomos, ativos e críticos) e que não pode ignorar o processo complexo e dinâmico pelo qual passa a sociedade atual. Mais especificamente, buscaremos analisar a formação inicial do professor de inglês orientado à integração das mídias no contexto do Estágio Curricular Supervisionado. Entendemos que os avanços tecnológicos nas últimas décadas, assim como os processos globais que derivam desses avanços, situam o ensino e a aprendizagem da língua inglesa e a integração das mídias em contextos pedagógicos como temas relevantes na atualidade. Isso dito pretende-se investigar o conhecimento e uso das mídias digitais que os sujeitos desta pesquisa ? 14 licenciandos do curso de Letras Inglês da UFSC ? possuem ao concluir a formação teórica e ingressar no estágio de docência, e como esse letramento digital é utilizado durante o practicum. Para realizarmos esta investigação utilizamos a abordagem metodológica do estudo de caso, a observação participante, e instrumentos inspirados na pesquisa etnográfica aliada a abordagens do tipo qualitativo e quantitativo. Contamos também com as contribuições de autores de várias áreas do conhecimento. Na área de letramento e mídia-educação nos debruçamos em Belloni, Knobel, Lankshear, Soares entre outros; sobre a formação de professores e estágio de docência nos referenciamos aos textos de Alvarez, Pimenta, e Wielewicki. Warchauer e seu expertise sobre o CALL (Computer-Assisted Language Learning) nos auxiliou na compreensão da evolução do uso de tecnologias e as metodologias associadas no ensino de inglês. Concluímos ser o estágio de docência o momento em que os professores em formação encontram as condições favoráveis, i.e. apoio pedagógico, apoio institucional, estrutura física da escola, turmas de alunos, entre outras condições, e dessa forma podem colocar em prática seus saberes de docência de forma experimental e segura. Nesse contexto, observamos que a inserção de mídias em atividades pedagógicas durante o practicum foi considerado por vários futuros professores sob duas perspectivas: como um instrumento valioso no apoio do ensino da língua inglesa e também pelo seu caráter cultural. No primeiro caso, a internet e as mídias disponibilizaram materiais autênticos, interessantes e relevantes ao contexto dos educandos. Como objeto cultural, as mídias foram percebidas como parte da cultura digital em que a maioria dos jovens já faz parte (cibercultura). Grande parte dos alunos mostrou estar familiarizados com a utilização e interação em diferentes ambientes on-line. Nesse sentido, a integração de mídias em contextos pedagógicos teve por objetivo aproximar a cultura praticada pelos alunos fora da escola para dentro da sala de aula, com atividades mais atraentes, dinâmicas e que promovessem a aprendizagem da língua inglesa de forma colaborativa, divertida e significante para os educandos.<br>Abstract : Digital technologies are already part of our daily life and are present in various spheres, be it social, cultural, economic, religious, among many others. However, in spite of the medias being already present and influential in our society, it is questioned why the school has not yet effectively integrated the digital culture in its pedagogical practice.From this questioning, the present dissertation intends to reflect on the changes brought about by the media in the field of education, considering the school as a space which provides opportunities for social changes (and it is therefore concerned with the formation of autonomous, active and critic individuals), and cannot ignore the complex and dynamic process to which the current society is going through. More specifically, we will seek to analyze the initial formation of English teachers oriented to the integration of digital medias during their practicum. We understand that the technological advances in recent decades, as well as the global processes that derive from these advances, place English teaching and the integration of medias in its practice as relevant issues today. That being said, we intend to investigate the knowledge and use of digital media that the subjects of this study - 14 undergraduates of the English Language course at UFSC - have after finishing their theoretical formation and starting their teaching practice and how this digital literacy is used during the practicum. To accomplish this goal, this research used the methodological approach of a case study, participant observation, and instruments inspired by ethnographical research combined with qualitative and quantitative approaches. We also relied on the contributions from various authors: in the area of literacy and media education we counted on the studies of Belloni, Knobel, Lankshear, Soares and others; on teacher?s training and practicum we referred to Alvarez, Pimenta and Wielewicki. Warchauer and his expertise on the CALL (Computer-Assisted Language Learning) helped us in understanding the evolution of the use of technologies and its associated methodologies in teaching English. We concluded that the practicum is the moment in which the future teachers find favorable conditions, i.e. educational support, institutional support, the physical structure of the school, student groups, among other conditions, and thus can put into practice their knowledge of teaching, in an experimental and safely way. In this context, we noted that the inclusion of media in educational activities during the practicum was considered by many of the future teachers from two perspectives: as a valuable tool in supporting the teaching of English, and also for its cultural characteristics. In the first case, the Internet and medias provided authentic and interesting materials that were relevant to the context of the students. As a cultural object, the medias were perceived by teachers as part of the digital culture in which most young generation of students were part of (cyberculture). Most students seemed to be already familiar in using and interacting in different online environments. In this sense, the integration of media in pedagogical context was aimed at bringing the culture practiced by students out of school into the classroom, with attractive and dynamic activities, in which could promote the language learning in a collaborative and enjoyable way, as well as meaningful to the learners.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176014
Date: 2016


Files in this item

Files Size Format View
345643.pdf 4.674Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar