A psicologia no manual de aritmética de Backheuser
Show full item record
Title:
|
A psicologia no manual de aritmética de Backheuser |
Author:
|
Torrez, Carla Terezinha Botelho; Costa, David Antonio da
|
Abstract:
|
Este artigo apresenta uma análise da obra A Aritmética na Escola Nova - a nova didática da Aritmética, de Everardo Backheuser, editada em 1933 pela Livraria Católica, Rio de Janeiro. Esta análise visa compreender os processos metodológicos do ensino da matemática dentro de uma nova proposta pedagógica presente em reformas educacionais, que vai além de simplesmente descrever documentos. Para estudar os manuais pedagógicos ou livros didáticos, tomados como fontes privilegiadas para conhecer práticas de épocas passadas, e compreender os objetivos e metodologias, adotaremos como referencial teórico-metodológico, para estudos culturais, a história do livro didático (CHOPPIN, 2008) e a história da educação matemática (VALENTE, 2008). De acordo com Valente (2008), a história da educação matemática e os livros didáticos são elementos inseparáveis, e estes são fontes fundamentais para a construção de uma trajetória histórica de constituição e no desenvolvimento da matemática escolar. Pode-se concluir que Backheuser apropria-se das ideias escolanovistas, com ressalvas, que circulavam nos Estados Unidos e na Europa e que delinearam a forma ideal de ensinar matemática, trazido em seu manual. |
Description:
|
Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/89 |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174923
|
Date:
|
2016 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar