A presença dos saberes geométricos no livro didático o ensino da aritmética pela compreensão
Show simple item record
dc.contributor.author |
Fernandes, Juliana Chiarini Balbino |
|
dc.date.accessioned |
2017-04-08T16:57:33Z |
|
dc.date.available |
2017-04-08T16:57:33Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
FERNANDES, Juliana Chiarini Balbino. A presença dos saberes geométricos no livro didático o ensino da aritmética pela compreensão. Caminhos da Educação Matemática em Revista, v.5, n.1, p.118-131, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174651 |
|
dc.description |
https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/93 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Em 1950, a partir da inovação tecnológica, do crescimento industrial e do processo de urbanização em diversos países, fez-se indispensável o emprego de mão de obra especializada. Esses fatores colaboraram para a modernização, em âmbito internacional, do ensino e para o surgimento do Movimento da Matemática Moderna – MMM. Trata-se de um Movimento internacional que buscou aproximar a Matemática ensinada na escola elementar da Matemática ensinada no Ensino Superior, numa tentativa de renovação dos currículos de Matemática, enfatizando a Teoria dos Conjuntos e a Lógica Matemática numa ação de valorização do rigor matemático e utilização da simbologia. O presente artigo tem por objetivo analisar o ensino dos saberes geométricos, nas séries iniciais do ensino primário, presentes no livro didático O ensino da aritmética pela compreensão, escrito por Foster E. Grossnickle e Leo J. Brueckner, em 1965, bem como verificar a apropriação do Movimento da Matemática Moderna (MMM) nessa obra. Para tanto, fundamentou-se nas ideias de Chervel (1990), Chartier (1991) e Chopin (2000). No capítulo do livro analisado, os saberes geométricos estão presentes nas atividades que relacionam as figuras geométricas com as unidades de medida. O que se pode perceber é que esse livro didático traz vestígios das propostas reformistas do MMM, pois apresenta os conceitos geométricos fundamentados na Teoria dos Conjuntos e na estrutura lógica da matemática, de modo informal, intuitivo e concreto, em sala de aula. Ainda, acordado aos princípios do MMM, o referido livro apresenta imagens ilustrativas como exemplos e destaque do rigor na representação dos conceitos de medida. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Caminhos da Educação Matemática em Revista |
pt_BR |
dc.subject |
Movimento da Matemática Moderna |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino primário |
pt_BR |
dc.title |
A presença dos saberes geométricos no livro didático o ensino da aritmética pela compreensão |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar