Aritmética Intuitiva: das primeiras lições de coisas à legislação.

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Aritmética Intuitiva: das primeiras lições de coisas à legislação.

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dc.contributor.author Pinto, Neuza Bertoni
dc.contributor.author Felisberto, Lidiane Gomes dos Santos
dc.date.accessioned 2017-04-08T16:55:37Z
dc.date.available 2017-04-08T16:55:37Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation PINTO, Neuza Bertoni; FELISBERTO, Lidiane Gomes dos Santos. Aritmética Intuitiva: das primeiras lições de coisas à legislação. Revista Diálogo Educacional (PUCPR), Curitiba, v.16, n.49, p. 567-588, jul./set. 2016. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174647
dc.description http://www2.pucpr.br/reol/index.php/dialogo?dd1=16309&dd2=9038&dd3=pt_BR&dd99=pdf pt_BR
dc.description.abstract Nos primeiros anos de República, o método intuitvo se fez presente nos discursos pedagógicos como carro-chefe para a renovação pedagógica que se almejava. Considerando que o manual Primeiras Lições de Coisas, produzido pelo americano N. Calkins e traduzido por Rui Barbosa, é um reconhecido material pedagógico que documenta como o ensino intuitvo deveria ser aplicado pelos professores, este estudo se propõe à análise dos saberes elementares aritmétcos presentes no referido manual a fm de verifcar se houve a apropriação do mesmo pela legislação educacional paranaense nas primeiras décadas do século XX. As análises revelam que a adoção do método intuitivo e do manual Primeiras Lições de Coisas pela legislação educacional paranaense estava atrelada à criação dos Grupos Escolares no Estado do Paraná e, consequentemente, às novas finalidades dadas à escola primária. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Diálogo Educacional pt_BR
dc.subject Escola Primária pt_BR
dc.subject Ensino Intuitivo pt_BR
dc.subject Aritmética pt_BR
dc.subject Lições de Coisas pt_BR
dc.title Aritmética Intuitiva: das primeiras lições de coisas à legislação. pt_BR
dc.type Article pt_BR


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