Aritmética Intuitiva: das primeiras lições de coisas à legislação.
Show simple item record
dc.contributor.author |
Pinto, Neuza Bertoni |
|
dc.contributor.author |
Felisberto, Lidiane Gomes dos Santos |
|
dc.date.accessioned |
2017-04-08T16:55:37Z |
|
dc.date.available |
2017-04-08T16:55:37Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
PINTO, Neuza Bertoni; FELISBERTO, Lidiane Gomes dos Santos. Aritmética Intuitiva: das primeiras lições de coisas à legislação. Revista Diálogo Educacional (PUCPR), Curitiba, v.16, n.49, p. 567-588, jul./set. 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174647 |
|
dc.description |
http://www2.pucpr.br/reol/index.php/dialogo?dd1=16309&dd2=9038&dd3=pt_BR&dd99=pdf |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Nos primeiros anos de República, o método intuitvo se fez presente nos discursos pedagógicos como carro-chefe para a renovação pedagógica que se almejava. Considerando que o manual Primeiras Lições de Coisas, produzido pelo americano N. Calkins e traduzido por Rui Barbosa, é um reconhecido material pedagógico que documenta como o ensino intuitvo deveria ser aplicado pelos professores, este estudo se propõe à análise dos saberes elementares aritmétcos presentes no referido manual a fm de verifcar se houve a apropriação do mesmo pela legislação educacional paranaense nas primeiras décadas do século XX. As análises revelam que a adoção do método intuitivo e do manual Primeiras Lições de Coisas pela legislação educacional paranaense estava atrelada à criação dos Grupos Escolares no Estado do Paraná e, consequentemente, às novas finalidades dadas à escola primária. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Diálogo Educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Primária |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Intuitivo |
pt_BR |
dc.subject |
Aritmética |
pt_BR |
dc.subject |
Lições de Coisas |
pt_BR |
dc.title |
Aritmética Intuitiva: das primeiras lições de coisas à legislação. |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar