Matrizes teóricas dos saberes elementares matemátcos da escola primária em tempos de primeira república

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Matrizes teóricas dos saberes elementares matemátcos da escola primária em tempos de primeira república

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dc.contributor.author Pinto, Neuza Bertoni
dc.date.accessioned 2017-04-08T16:47:56Z
dc.date.available 2017-04-08T16:47:56Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation PINTO, Neuza Bertoni. Matrizes teóricas dos saberes elementares matemáticos da escola primária em tempos de primeira república. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v.17, n.51, p.185-205, jan./mar. 2017. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174643
dc.description http://www2.pucpr.br/reol/index.php/dialogo?dd1=16536&dd2=9354&dd3=pt_BR&dd99=pdf pt_BR
dc.description.abstract Na história da educação matemática são recentes os estudos que investigam filiações teóricas dos saberes elementares ofertados nos primeiros anos escolares. Este artigo, centrado nos saberes elementares matemáticos da escola primária das primeiras décadas do século XX, dialoga com estudos já realizados no Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática – GHEMAT, acerca dos sentidos conferidos ao elementar no âmbito dos saberes elementares, dentre outros o que trata do simples e complexo no ensino da Aritmética (VALENTE, 2015). Centrando a discussão em torno do termo elementar, o presente estudo busca compreender repercussão de matrizes teóricas na organização dos saberes elementares matemáticos prescritos para o ensino primário do Paraná. Analisa o conceito do ponto de vista filosófico e pedagógico a partir de Descartes, Condorcet e Pestalozzi e busca relações dessas matrizes teóricas com a organização dos saberes elementares matemáticos programados para a escola primária em tempos de Primeira República. Para as análises são consultados programas oficiais e livros didáticos de Aritmética prescritos oficialmente para a escola primária do Paraná, entre 1903 e 1932. O estudo mostra que o método utilizado na organização dos saberes elementares matemáticos expressa a matriz teórica que fundamenta o ensino ofertado. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Diálogo Educacional pt_BR
dc.subject História da educação matemática pt_BR
dc.subject Saberes elementares matemáticos pt_BR
dc.subject Escola primária pt_BR
dc.title Matrizes teóricas dos saberes elementares matemátcos da escola primária em tempos de primeira república pt_BR
dc.type Article pt_BR


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