Relações entre a formação e a docência em matemática: perspectivas de análise com o uso de cadernos escolares
Show simple item record
dc.contributor.author |
Valente, Wagner Rodrigues |
|
dc.date.accessioned |
2017-04-05T12:58:03Z |
|
dc.date.available |
2017-04-05T12:58:03Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
VALENTE, Wagner Rodrigues. Relações entre a formação e a docência em Matemática: Perspectivas de análise com o uso de cadernos escolares. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 11, p. 6-19, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174496 |
|
dc.description |
Disponível em:http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/77/53 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo tem por finalidade analisar possibilidades de pesquisa relativas à matemática presente na formação de professores e aquela ensinada pelo professor em sua atividade profissional de docência. Para tal, estabelece quatro objetivos: apresentar uma síntese de recentes estudos sobre os saberes envolvidos na formação de professores; caracterizar os saberes de formação dos professores que ensinam matemática; explicitar um ferramental teórico-metodológico para as pesquisas sobre a constituição dos saberes de formação do professor de matemática; destacar a importância do uso de cadernos com aulas de matemática como documentos para essas pesquisas. Que matemática para a formação do professor que ensina matemática? Tal é a interrogação que envolve finalidade e objetivos do texto. Dentre as conclusões do estudo tem-se que cadernos com aulas de matemática poderão revelar as dinâmicas complexas que envolvem as relações que os professores mantêm como a sua matemática de formação e aquela utilizada em seu ofício profissional. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
REMATEC |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores que ensinam matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Cadernos escolares |
pt_BR |
dc.title |
Relações entre a formação e a docência em matemática: perspectivas de análise com o uso de cadernos escolares |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar