Relações entre a formação e a docência em matemática: perspectivas de análise com o uso de cadernos escolares

DSpace Repository

A- A A+

Relações entre a formação e a docência em matemática: perspectivas de análise com o uso de cadernos escolares

Show simple item record

dc.contributor.author Valente, Wagner Rodrigues
dc.date.accessioned 2017-04-05T12:58:03Z
dc.date.available 2017-04-05T12:58:03Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation VALENTE, Wagner Rodrigues. Relações entre a formação e a docência em Matemática: Perspectivas de análise com o uso de cadernos escolares. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 11, p. 6-19, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174496
dc.description Disponível em:http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/77/53 pt_BR
dc.description.abstract Este estudo tem por finalidade analisar possibilidades de pesquisa relativas à matemática presente na formação de professores e aquela ensinada pelo professor em sua atividade profissional de docência. Para tal, estabelece quatro objetivos: apresentar uma síntese de recentes estudos sobre os saberes envolvidos na formação de professores; caracterizar os saberes de formação dos professores que ensinam matemática; explicitar um ferramental teórico-metodológico para as pesquisas sobre a constituição dos saberes de formação do professor de matemática; destacar a importância do uso de cadernos com aulas de matemática como documentos para essas pesquisas. Que matemática para a formação do professor que ensina matemática? Tal é a interrogação que envolve finalidade e objetivos do texto. Dentre as conclusões do estudo tem-se que cadernos com aulas de matemática poderão revelar as dinâmicas complexas que envolvem as relações que os professores mantêm como a sua matemática de formação e aquela utilizada em seu ofício profissional. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher REMATEC pt_BR
dc.subject Formação de professores que ensinam matemática pt_BR
dc.subject Matemática e ensino pt_BR
dc.subject Cadernos escolares pt_BR
dc.title Relações entre a formação e a docência em matemática: perspectivas de análise com o uso de cadernos escolares pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
77-209-1-PB.pdf 261.4Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar