Altas Habilidades/Superdotação: uma análise crítica acerca dos processos de homogeneização experenciados por estudantes que vivenciam essa condição
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Gesser, Marivete |
|
dc.contributor.author |
Ribeiro, Joice Cristina Santana de Oliveira |
|
dc.date.accessioned |
2017-03-08T20:48:23Z |
|
dc.date.available |
2017-03-08T20:48:23Z |
|
dc.date.issued |
2017-02-10 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173991 |
|
dc.description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O tema de Altas Habilidades/Superdotação é desafiador para pais, mães, responsáveis, professoras/es que precisam enfrentar as ansiedades e necessidades de um grupo de estudantes onde o pensamento, a criatividade, a pesquisa, a curiosidade e tantos outros fazem parte do dia a dia dessas crianças. Nas salas de aula, encontramos estudantes que se destacam, são habilidosos, são críticos e, muitas vezes, esquecidos, ignorados e às vezes invisíveis ao olhar do professor. Diante disso, vem sendo realizado um trabalho para alunas e alunos com altas habilidades em uma escola da cidade de Joinville, Santa Catarina, na qual possui uma sala de AEE/AH/SD - Sala de Atendimento Educacional Especializado de Altas Habilidades e Superdotação, na qual doze crianças vêm sendo atendidas em dois dias da semana por duas horas em contraturno por uma professora e uma articuladora (pedagoga). O objetivo deste estudo é o de identificar as contribuições desse trabalho de inclusão de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação realizado junto a estudantes matriculados no Ensino Fundamental. É relevante ampliar os conhecimentos sobre o tema visando contribuir para auxiliar professoras/es a identificar esses estudantes nas salas de aula e atender suas necessidades tanto nas salas especializadas como também nas salas comuns. A pesquisa foi realizada com quatro alunas e um aluno da Sala de Atendimento Educacional Especializado/Altas Habilidades/Superdotação. As informações foram obtidas por meio de entrevista semi estruturada e analisadas com base na análise de conteúdo temática proposta por Bardin (2000). Os resultados indicaram que as crianças com altas habilidades/superdotação precisam de auxílio e apoio tanto da família como da escola para o desenvolvimento de suas potencialidades. Além disso, identificou-se que a experiência de se pertencer a esse grupo social pode ser caracterizada como um processo dialético de exclusão/inclusão social perversa, uma vez que alguns estudantes sofrem com os estereótipos associados à sua condição e com as exigências de suas famílias e demais adultos (as exigências são mais presentes para as meninas). Identificou-se também que o trabalho realizado contribuiu muito para suprir as necessidades dos participantes da pesquisa, uma vez que a sala de aula comum, por seu caráter homogeneizante, não dá conta de suprir as necessidades de aprendizagem dos participantes. Nesse sentido vimos o quanto à escola precisa desconstruir muitos de seus saberes absolutos e focar em formações continuadas para seus educadores trazerem para as salas de aula práticas pedagógicas inclusivas que atendam a heterogeneidade, abrindo espaço para novos saberes. Este estudo mostra a importância de se contemplarem mudanças sociais e institucionais na reflexão sobre inclusão, de modo a garantir que tais barreiras não impeçam a plena participação dos estudantes com deficiência e/ou altas habilidades/superdotação, dando condições de igualdade na apropriação do conhecimento. |
pt_BR |
dc.format.extent |
47. f |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis |
pt_BR |
dc.subject |
Estudantes |
pt_BR |
dc.subject |
Escola |
pt_BR |
dc.subject |
Altas Habilidades/Superdotação |
pt_BR |
dc.title |
Altas Habilidades/Superdotação: uma análise crítica acerca dos processos de homogeneização experenciados por estudantes que vivenciam essa condição |
pt_BR |
dc.type |
TCCes |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar