Ressignificando a inserção da mulher nos cursos técnicos de mecânica e eletrotécnica.
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Silva, Janine Gomes da |
|
dc.contributor.author |
Schwanke, Maiara |
|
dc.date.accessioned |
2017-03-01T19:10:57Z |
|
dc.date.available |
2017-03-01T19:10:57Z |
|
dc.date.issued |
2016-12-09 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173871 |
|
dc.description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A educação brasileira na sua totalidade, sempre foi caracterizada pelas desigualdades de gênero, entre outros fatores como classe social e raça, acentuando as diferenças, e no ensino técnico profissionalizante não aconteceria o contrário. Ainda hoje, a presença feminina é restrita em algumas áreas do ensino técnico brasileiro. Diante disso, este estudo buscou compreender a inserção da mulher nos cursos técnicos de mecânica e eletrotécnica no SENAI, uma instituição de ensino técnico profissionalizante. Para tanto, utilizou-se a Análise do Discurso para transcrever e interpretar os relatos trazidos pelas participantes da pesquisa, ex-alunas, concluintes dos referidos cursos técnicos no período de 2011 a 2016. Também foram utilizados dados quantitativos para evidenciar a baixa inserção do gênero feminino nos cursos técnicos do SENAI. A partir disso, em meio a uma perspectiva sociocultural, foi possível perceber a influência das relações de poder que regulam a sociedade, e consequentemente a educação, contribuindo para a reprodução marcante das desigualdades de gênero. Ainda, foi possível denotar discursos um tanto animadores em relação a superação das desigualdades de gênero, desconstruindo modelos sociais impostos, mas em contraponto, percebeu-se a existência de práticas discriminatórias que passam despercebidas aos olhos dos indivíduos, devido ao fato de não serem entendidas como ações discriminatórias de gênero, pois estão enraizadas e são expressas de forma inconsciente ou oculta. Fica evidente a lentidão das mudanças ocorridas, devido aos processos de desconstrução de conhecimentos e valores aprendidos, entretanto não é impossível. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Concórdia, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Técnico |
pt_BR |
dc.title |
Ressignificando a inserção da mulher nos cursos técnicos de mecânica e eletrotécnica. |
pt_BR |
dc.type |
TCCes |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar