Abstract:
|
A educação brasileira na sua totalidade, sempre foi caracterizada pelas desigualdades de gênero, entre outros fatores como classe social e raça, acentuando as diferenças, e no ensino técnico profissionalizante não aconteceria o contrário. Ainda hoje, a presença feminina é restrita em algumas áreas do ensino técnico brasileiro. Diante disso, este estudo buscou compreender a inserção da mulher nos cursos técnicos de mecânica e eletrotécnica no SENAI, uma instituição de ensino técnico profissionalizante. Para tanto, utilizou-se a Análise do Discurso para transcrever e interpretar os relatos trazidos pelas participantes da pesquisa, ex-alunas, concluintes dos referidos cursos técnicos no período de 2011 a 2016. Também foram utilizados dados quantitativos para evidenciar a baixa inserção do gênero feminino nos cursos técnicos do SENAI. A partir disso, em meio a uma perspectiva sociocultural, foi possível perceber a influência das relações de poder que regulam a sociedade, e consequentemente a educação, contribuindo para a reprodução marcante das desigualdades de gênero. Ainda, foi possível denotar discursos um tanto animadores em relação a superação das desigualdades de gênero, desconstruindo modelos sociais impostos, mas em contraponto, percebeu-se a existência de práticas discriminatórias que passam despercebidas aos olhos dos indivíduos, devido ao fato de não serem entendidas como ações discriminatórias de gênero, pois estão enraizadas e são expressas de forma inconsciente ou oculta. Fica evidente a lentidão das mudanças ocorridas, devido aos processos de desconstrução de conhecimentos e valores aprendidos, entretanto não é impossível. |