A formação de professores para o ensino primário (1830-1980): um estudo comparativo Brasil e Portugal

DSpace Repository

A- A A+

A formação de professores para o ensino primário (1830-1980): um estudo comparativo Brasil e Portugal

Show full item record

Title: A formação de professores para o ensino primário (1830-1980): um estudo comparativo Brasil e Portugal
Author: Borges, Rosimeire Aparecida Soares
Abstract: Este estudo histórico comparativo37 analisa a formação dos professores primários no Brasil e em Portugal, entre 1830 e 1980. Para tanto, este trabalho considera a cultura escolar como uma cultura específica e que, analisá-la historicamente envolve estudar como se deu a formação dos professores para o exercício do magistério na escola primária nesses dois países. Intenta responder ao seguinte questionamento: que trajetórias de formação tiveram os professores primários no Brasil e em Portugal durante as reformas educacionais embasadas em mudanças políticas e sociais nesses dois países nesse período? Este estudo apresenta que diferentes culturas escolares tiveram suas diferenças e similaridades na formação de seus professores para e escola primária e muitas mudanças se processaram em nome de uma transformação da sociedade, de modo que pudessem, melhor preparados, contribuir na democratização do ensino primário e na qualificação dos alunos para o mercado de trabalho.
Description: Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/75
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173650
Date: 2016


Files in this item

Files Size Format View
75-186-1-PB.pdf 238.2Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar