A formação de professores para o ensino primário (1830-1980): um estudo comparativo Brasil e Portugal
Show full item record
Title:
|
A formação de professores para o ensino primário (1830-1980): um estudo comparativo Brasil e Portugal |
Author:
|
Borges, Rosimeire Aparecida Soares
|
Abstract:
|
Este estudo histórico comparativo37 analisa a formação dos professores primários no Brasil e em Portugal, entre 1830 e 1980. Para tanto, este trabalho considera a cultura escolar como uma cultura específica e que, analisá-la historicamente envolve estudar como se deu a formação dos professores para o exercício do magistério na escola primária nesses dois países. Intenta responder ao seguinte questionamento: que trajetórias de formação tiveram os professores primários no Brasil e em Portugal durante as reformas educacionais embasadas em mudanças políticas e sociais nesses dois países nesse período? Este estudo apresenta que diferentes culturas escolares tiveram suas diferenças e similaridades na formação de seus professores para e escola primária e muitas mudanças se processaram em nome de uma transformação da sociedade, de modo que pudessem, melhor preparados, contribuir na democratização do ensino primário e na qualificação dos alunos para o mercado de trabalho. |
Description:
|
Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/75 |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173650
|
Date:
|
2016 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar