Saberes aritméticos nos programas de ensino dos Grupos Escolares catarinenses: período 1911-1946

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Saberes aritméticos nos programas de ensino dos Grupos Escolares catarinenses: período 1911-1946

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Title: Saberes aritméticos nos programas de ensino dos Grupos Escolares catarinenses: período 1911-1946
Author: Souza, Thuysa Schlichting de; Costa, David Antonio da
Abstract: Neste artigo objetiva-se analisar as determinações oficiais para a matéria de Aritmética nos Programas de Ensino dos Grupos Escolares de Santa Catarina durante as reformas “Orestes Guimarães” (1911-1935) e “Elpídio Barbosa” (1946–1969). Busca-se evidenciar as continuidades e as rupturas entre os conteúdos e os métodos prescritos em ambas as reformas. Para tal intento, os principais referenciais teórico-metodológicos mobilizados tratam da história das disciplinas escolares e da cultura escolar. No que se refere às fontes da pesquisa, são utilizadas as legislações que consubstanciaram ambas as reformas, em especial os Programas de Ensino dos Grupos Escolares de 1914 e 1946, além das obras: Palestras sobre Ensino, de Francis Wayland Parker, e Didática da Escola Nova, de Alfredo Miguel Aguayo. A análise dos programas mostra que o ensino intuitivo representou uma inovação no pensamento pedagógico e permaneceu influenciando o currículo do ensino primário em tempos de escolanovismo.
Description: Disponível em:http://ojs.fe.unicamp.br/ged/zetetike/article/download/7498/6432
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/170226
Date: 2016


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Saberes aritméticos nos programas....pdf 450.4Kb PDF View/Open Artigo Revista Zetetike

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