Saberes aritméticos nos programas de ensino dos Grupos Escolares catarinenses: período 1911-1946
Show full item record
Title:
|
Saberes aritméticos nos programas de ensino dos Grupos Escolares catarinenses: período 1911-1946 |
Author:
|
Souza, Thuysa Schlichting de; Costa, David Antonio da
|
Abstract:
|
Neste artigo objetiva-se analisar as determinações oficiais para a matéria de Aritmética nos Programas de Ensino dos Grupos Escolares de Santa Catarina durante as reformas “Orestes Guimarães” (1911-1935) e “Elpídio Barbosa” (1946–1969). Busca-se evidenciar as continuidades e as rupturas entre os conteúdos e os métodos prescritos em ambas as reformas. Para tal intento, os principais referenciais teórico-metodológicos mobilizados tratam da história das disciplinas escolares e da cultura escolar. No que se refere às fontes da pesquisa, são utilizadas as legislações que consubstanciaram ambas as reformas, em especial os Programas de Ensino dos Grupos Escolares de 1914 e 1946, além das obras: Palestras sobre Ensino, de Francis Wayland Parker, e Didática da Escola Nova, de Alfredo Miguel Aguayo. A análise dos programas mostra que o ensino intuitivo representou uma inovação no pensamento pedagógico e permaneceu influenciando o currículo do ensino primário em tempos de escolanovismo. |
Description:
|
Disponível em:http://ojs.fe.unicamp.br/ged/zetetike/article/download/7498/6432 |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/170226
|
Date:
|
2016 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar