Educação e formação de professores no Timor-Leste (2000-2012)

DSpace Repository

A- A A+

Educação e formação de professores no Timor-Leste (2000-2012)

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Evangelista, Olinda pt_BR
dc.contributor.author Ribeiro, Imaculada da Conceição pt_BR
dc.date.accessioned 2016-10-19T13:04:17Z
dc.date.available 2016-10-19T13:04:17Z
dc.date.issued 2015 pt_BR
dc.identifier.other 338848 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169515
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Nesta pesquisa discutimos as políticas do governo timorense de formação de professores para o ensino pré-escolar até o superior. Exploramos os problemas existentes e o que pode ser feito para que a política de educação em Timor-Leste envolva a formação dos professores no seu planejamento, tendo em vista o futuro da nação. A metodologia adotada neste trabalho envolveu: balanço de literatura para verificação dos autores que se dedicaram ao tema e como o discutiram; análise de documentação do Estado sobre a política de formação docente e análise da atual política educacional e de formação docente no Timor-Leste; exposição da formação dos professores do ensino pré-escolar ao ensino superior. Atualmente, falta formação o que gera, obviamente, um impacto negativo sobre a qualidade do ensino e a aprendizagem em sala de aula e ainda um impacto negativo sobre os potenciais dos futuros alunos. Neste pesquisa, discutimos o nível de educação e formação dos professores em Timor-Leste. Além disso, destacamos a história da colonização portuguesa, a invasão pela Indonésia e a restauração da independência do Timor-Leste. Para responder aos problemas associados com a falta de formação dos professores, foram examinados os seguintes pontos: Política Educacional no Timor-Leste; formação docente após o ano de 2000 e formação do professor na atualidade.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : In this research, we discuss the policies of the Timorese government teacher training for pre-school education to superior education. We explored the problems and what can be done so that education policy in East Timor involves the training of teachers in their planning with a view to the future of the nation. The methodology used in this study included: literature balance for verification of authors who have dedicated themselves to the subject and as discussed; State analysis of documentation on teacher training policy and analysis of current educational policy and teacher education in Timor-Leste; Exposure teacher education pre-school to higher education. Currently, they lack training, which obviously generates a negative impact on the quality of teaching and learning in the classroom and even a negative impact on potential future students. In this research, we discuss the level of education and teacher training in East Timor. In addition, it highlights the history of Portuguese colonization, invasion by Indonesia and the restoration of independence of East Timor. To address the problems associated with the lack of teacher training, the following points were examined: Educational Policy in East Timor; teacher training after the year 2000 and teacher education today. en
dc.format.extent 69 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Timor Leste pt_BR
dc.subject.classification Educação e Estado pt_BR
dc.subject.classification Timor Leste pt_BR
dc.subject.classification Professores pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Timor Leste pt_BR
dc.title Educação e formação de professores no Timor-Leste (2000-2012) pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
338848.pdf 435.7Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar