Revistas como exposições: arte do espetáculo e arte nova (Rio de Janeiro, 1895-1904)

DSpace Repository

A- A A+

Revistas como exposições: arte do espetáculo e arte nova (Rio de Janeiro, 1895-1904)

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.author Petry, Michele Bete pt_BR
dc.date.accessioned 2016-09-20T04:15:26Z
dc.date.available 2016-09-20T04:15:26Z
dc.date.issued 2016 pt_BR
dc.identifier.other 339599 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167737
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Apresentando como tese a ideia de que as revistas teriam funcionado como exposições da arte gráfica no final do século XIX e início do século XX, elegemos como objeto de estudo a presença da Art Nouveau na arte gráfica brasileira, particularmente do Rio de Janeiro, entre os anos de 1895 e 1904. Para tanto, analisamos as suas publicações nas revistas A Cigarra (1895), O Mercurio (1898), Revista da Semana (1900) e O Malho (1902-1904) e, como aporte conjuntural, três exposições contemporâneas que dizem respeito ao recorte temporal e temático desta pesquisa, sendo elas ?Paris 1900: a cidade espetáculo?, ?Viena 1900: a coleção Leopold? e ?A cidade idealizada: o Rio de Janeiro através dos cartões postais (1900-1930)?. Na medida em que propomos uma aproximação entre as revistas e as exposições, realizamos uma análise expográfica sobre as primeiras, apontando como desdobramento da tese a possibilidade de realizar uma história da revista como história da arte, neste caso, a qual diz respeito à identificação de uma Arte do Espetáculo que se diferencia de uma Arte Nova, podendo esta ser considerada como outra arte moderna antes do Modernismo.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : Introducing that some magazines had been working out as expositions for graphic arts in the end of nineteenth century and in the beginning of twentieth century, this thesis researches the presence of Art Nouveau in Brazilian graphic arts, especially in Rio de Janeiro, between 1895 and 1904. In order to accomplish this purpose the work have analyzed the magazines A Cigarra (1895), O Mercurio (1898), Revista da Semana (1900) and O Malho (1902-1904), and also three contemporary exhibitions related temporal and thematically with this work: ?Paris 1900, The City of Spectacle?, ?Vienna 1900: Leopold Collection? and Idealized City: Rio de Janeiro in Postcards (1900-1930)?. Proposing an approximation between magazines and exhibitions, we have done an expographic analysis about the former to defend, as implication of the thesis, that it would be possible to have a magazine history as art history. This means that Spectacle Art and Art Nouveau turn way each other, which could mean the last as another kind of modern art before Modernism. en
dc.format.extent 319 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Periódicos pt_BR
dc.subject.classification História pt_BR
dc.subject.classification Rio de Janeiro (Estado) pt_BR
dc.subject.classification Artes gráficas pt_BR
dc.subject.classification Exposições pt_BR
dc.subject.classification História pt_BR
dc.subject.classification Rio de Janeiro (Estado) pt_BR
dc.title Revistas como exposições: arte do espetáculo e arte nova (Rio de Janeiro, 1895-1904) pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Vaz, Alexandre Fernandez pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
339599.pdf 12.07Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar