Mimagens da docência: escuta do corpo

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Title: Mimagens da docência: escuta do corpo
Author: Silva, Renata Ferreira da
Abstract: O que pode o corpo de uma professora de teatro? Seguindo o paralelismo afetivo (mente/ corpo) spinozista, essa tese quer ?provar? o saber pelo qual as coisas passam pela capacidade de afetar e ser afetado. Essa lógica promove os ?encontros? da pesquisa: com a atriz, com o mímico, com o palhaço e com a encenadora. Tais encontros levaram ao que procuramos caracterizar, em chave de diferença com o senso comum, como ?uma política da amizade?. A escrita tenta dramatizar os eventos pela articulação de pensadores da filosofia da diferença com pensadores de uma pedagogia do teatro: Artaud, Lecoq, Barba, Burnier, Copeau, entre outros. Os relatos se tornam índices de singularidade. O que pode a escrita da vida? Análogos à dramaturgia, esses relatos são divididos em atos, cenas (dinamismos espaços-temporais) e estudos (ideias?força). Os dramas da pesquisa querem, assim, torcer a ideia da docência, gerando dados, ao invés de coletá-los; pensando modos de se fazer, no lugar de moldes a serem reproduzidos. Formam-se, à guisa de conclusão, "mimagens" da docência: escuta do corpo.<br>Abstract : What can the body of a drama teacher? Following the affective parallelism (mind / body) Spinozist, this thesis wants to "prove" knowledge by which things pass by the ability to affect and be affected. This logic promotes the "meetings" of the research with the actress, with mime, with the clown and the stage directress. These meetings led to what we seek to characterize in key difference with common sense, as "a policy of friendship." The writing attempts to dramatize the events by the articulation of philosophy of difference with thinkers of a pedagogy of theater: Artaud, Lecoq, Barba, Burnier, Copeau, among others. The reports become singularities indexes. What can the writing life? Analogous to dramaturgy, these reports are divided into acts, scenes (spatio-temporal dynamics) and studies (ideas-force). The research dramas want, thus, twisting the idea of teaching, generating data instead of collecting them; thinking ways of doing, instead of molds to be produced. Make up, in conclusion, "mimagens" of teaching: listening from the body.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167591
Date: 2016


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