A geometria como disciplina do curso de formação de professores primários: a influência do método intuitivo nas primeiras décadas do século XX no Brasil
Show simple item record
dc.contributor.author |
Oliveira, Maria Cristina Araújo de |
|
dc.date.accessioned |
2016-09-15T13:38:31Z |
|
dc.date.available |
2016-09-15T13:38:31Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, M. C. A. A geometria como disciplina do curso de formação de professores primários: a influência do método intuitivo nas primeiras décadas do século XX no Brasil. Revista Perspectiva, v. 34, n. 1, p. 102-118, 2016 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167439 |
|
dc.description |
Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2016v34n1p102 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O artigo discute o papel da geometria na formação de normalistas no início do século XX, quando o ensino primário se estrutura no Brasil com o apoio do método intuitivo. A geometria vista como um saber a ensinar trataria suporte, para além dela mesma, ao ensino das formas, essencial na perspectiva intuitiva de conhecimento. Pelos pressupostos do método intuitivo, a aprendizagem inicia-se pelas sensações, pelos órgãos dos sentidos. Assim, observar, tocar, sentir e, enfim, nomear são processos fundamentais. Para Pestalozzi, a intuição no método elementar não se restringe à simples impressão sensível causada pelas coisas. Sendo assim, carece de fazer agir uma arte da intuição pela qual participam os elementos fundamentais que permitem o conhecimento: a forma, o número e o nome. O modelo de formação de professores baseado na arte de ensinar, que supunha a observação de bons modelos de ensino, é reforçado com a publicação de revistas pedagógicas que funcionariam como uma caixa de utensílios na qual as lições seriam dedicadas aos professores, fornecendo um conhecimento para ensinar. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista Perspectiva |
pt_BR |
dc.subject |
Geometria |
pt_BR |
dc.subject |
Professor primário |
pt_BR |
dc.subject |
Método intuitivo |
pt_BR |
dc.title |
A geometria como disciplina do curso de formação de professores primários: a influência do método intuitivo nas primeiras décadas do século XX no Brasil |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar