A aritmética escolar (Livro do Mestre) de Roca Dordal no ensino primário em Santa Catarina na primeira metade do século XX

DSpace Repository

A- A A+

A aritmética escolar (Livro do Mestre) de Roca Dordal no ensino primário em Santa Catarina na primeira metade do século XX

Show full item record

Title: A aritmética escolar (Livro do Mestre) de Roca Dordal no ensino primário em Santa Catarina na primeira metade do século XX
Author: Costa, David Antonio da
Abstract: Este texto tem como objetivo apresentar uma análise do livro Arithmética Escolar: livro do mestre, de Ramon Roca Dordal. Essa obra é um marco do ensino intuitivo da Aritmética em tempos de implantação dos grupos escolares no Brasil. Trata-se de um texto emblemático destinado aos professores do ensino primário para uso em conjunto com a coleção de cadernos de aritmética destinados aos alunos. Fundamentado nas asserções de Darnton (2010), Choppin (2004), Chervel (1990) e Chartier (1990), toma-se o livro didático como fonte de pesquisa privilegiada, revelando aspectos do circuito do livro: desde as prescrições normativas com sua adoção nas escolas públicas assim como alguns aspectos metodológicos acerca do ensino de aritmética. Os resultados apontam a engenhosa articulação efetuada por Roca Dordal, que junto com um grupo de normalistas paulistas construíram as bases para a disseminação de um conjunto de ações que intencionavam a implantação de um ensino moderno, sustentado pela vaga do método intuitivo no ensino primário.
Description: Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/viewFile/2175-795X.2016v34n1p85/31932
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167438
Date: 2016


Files in this item

Files Size Format View Description
A Aritmética Escolar (Livro do Mestre) ....pdf 380.6Kb PDF View/Open Revista Perspectiva (UFSC)

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar