Contribuições para uma história da educação matemática em Santa Catarina: a modernização da aritmética na reforma Orestes Guimarães (1910-1914)

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Contribuições para uma história da educação matemática em Santa Catarina: a modernização da aritmética na reforma Orestes Guimarães (1910-1914)

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Título: Contribuições para uma história da educação matemática em Santa Catarina: a modernização da aritmética na reforma Orestes Guimarães (1910-1914)
Autor: Costa, David Antonio da; Souza, Thuysa Schlichting de
Resumo: No âmbito deste artigo tem-se por objetivo compreender a inclusão e organização da matéria Aritmética nos programas de ensino dos grupos escolares de Santa Catarina durante os primeiros anos da reforma Orestes Guimarães. O período privilegiado na investigação é marcado pelo afloramento dos discursos da pedagogia moderna no Brasil. Assim, as discussões focalizam as implicações de uma educação renovada e moderna nas prescrições da matéria em questão. A análise histórica toma como fonte de pesquisa os documentos escolares normativos. O estudo permitiu o delineamento de um panorama educacional em que a matriz pedagógica do ensino intuitivo, alicerçada pela organização graduada dos estudos seriados, caracterizou uma nova formatação para o ensino da Aritmética nos grupos escolares catarinenses.
Descrição: Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/59428/pdf
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167434
Data: 2016


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Contribuições p ... a em Santa Catarina....pdf 619.1Kb PDF Visualizar/Abrir Artigo revista História da Educação

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