Matrizes pedagógicas de manuais que ensinam a ensinar aritmética na escola primária em tempos de Escola Nova: aproximações e distanciamentos

DSpace Repository

A- A A+

Matrizes pedagógicas de manuais que ensinam a ensinar aritmética na escola primária em tempos de Escola Nova: aproximações e distanciamentos

Show full item record

Title: Matrizes pedagógicas de manuais que ensinam a ensinar aritmética na escola primária em tempos de Escola Nova: aproximações e distanciamentos
Author: Pinto, Neuza Bertoni
Abstract: O artigo investiga o ensino da Aritmética em dois manuais pedagógicos destinados a professores do ensino primário, e publicados em meados do século XX: Como se ensina a Aritmética, de Everardo Adolpho Backheuser e Práticas Escolares – 1º volume, de Antônio D’Ávila, respectivamente publicados em 1946 e 1955. A questão central do estudo foi indagar sobre aproximações e distanciamentos entre matrizes pedagógicas escolanovistas, defendidas nos referidos manuais, problematizando modos como os autores ensinaram professores a ensinar Aritmética na escola primária na década de 1950. O estudo destaca pontos comuns localizados nos manuais em relação a matrizes pedagógicas escolanovistas, constatando a presença de atividades voltadas aos interesses da criança real e uma visível preocupação dos autores em relação ao espírito prático da Aritmética.
Description: Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/61/40
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166863
Date: 2016


Files in this item

Files Size Format View Description
61-195-1-PB.pdf 216.9Kb PDF View/Open Artigo HISTEMAT

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar