Métodos para a leitura, métodos para o contar? Contribuição para a história da educação matemática nos anos iniciais escolares, 1890-1930.

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Métodos para a leitura, métodos para o contar? Contribuição para a história da educação matemática nos anos iniciais escolares, 1890-1930.

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dc.contributor.author Valente, Wagner Rodrigues
dc.date.accessioned 2016-08-10T20:39:29Z
dc.date.available 2016-08-10T20:39:29Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation VALENTE, Wagner Rodrigues. Métodos para a leitura, métodos para o contar? Contribuição para a história da educação matemática nos anos iniciais escolares, 1890-1930. Perspectiva, v. 34, p. 67-84, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166370
dc.description.abstract O artigo aborda aspectos da história da leitura no Brasil e temas ligados à história da educação matemática nos primeiros anos escolares. Trata-se de estudo inicial que tem por objetivo problematizar matemática nos primeiros anos escolares. Trata-se de estudo inicial que tem por objetivo problematizar as relações entre a leitura e a aritmética nos primeiros anos escolares no Brasil no período compreendido entre 1880 a 1930. Sabe-se que já existem vários estudos sobre a história do ensino da leitura, sobre as discussões metodológicas que envolveram esse ensino na escola brasileira. No entanto, praticamente, não há pesquisas que tomem a escola primária – a escola do ler, escrever e contar – como tema de investigação, considerando essas rubricas em conjunto. Assim, este artigo aborda comparativamente os debates sobre métodos de ensino, buscando responder à seguinte questão: em que medida as discussões sobre métodos de alfabetização estão também colocadas para método de ensino de matemática nos primeiros anos escolares? A resposta obtida, com o desenvolvimento do trabalho, revela dois aspectos: um amplo que mostra que para além dos conteúdos próprios de cada matéria escolar, os ensinos do curso primário mostram-se integrados pela pedagogia de um tempo. Estudá-los em separado (a leitura, a aritmética etc.) é expediente analítico inexorável, que aponta necessariamente para a volta de uma síntese indicativa, seja das finalidades reais colocadas no cotidiano escolar para cada matéria como daquelas finalidades de de objetivo da escola primária, expressas nos documentos normativos da Educação num dado tempo. De outra parte, há um resultado específico, que aponta para a integração dos debates sobre métodos tanto para a matemática presente nos primeiros anos escolares como para o ensino da leitura. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Perspectiva pt_BR
dc.subject História da leitura pt_BR
dc.subject História da aritmética pt_BR
dc.subject História da educação matemática pt_BR
dc.title Métodos para a leitura, métodos para o contar? Contribuição para a história da educação matemática nos anos iniciais escolares, 1890-1930. pt_BR
dc.type Article pt_BR


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38794-150515-2-PB.pdf 349.5Kb PDF View/Open Disponível em:https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2016v34n1p67/31931

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