A experiência das classes-piloto organizadas pelo GEEMPA, ao tempo da matemática moderna
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dc.contributor.author |
Fischer, Maria Cecília Bueno |
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dc.date.accessioned |
2016-05-10T00:43:04Z |
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dc.date.available |
2016-05-10T00:43:04Z |
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dc.date.issued |
2006 |
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dc.identifier.citation |
FISCHER, Maria Cecilia B.. A experiência das classes-piloto organizadas pelo GEEMPA, ao tempo da Matemática Moderna. Revista Diálogo Educacional (PUCPR), Curitiba, v. 6, n.18, p. 101-112, 2006. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161505 |
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dc.description |
Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/dialogo?dd99=pdf&dd1=580 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O texto aborda o estudo, em desenvolvimento, da experiência realizada nas classes-piloto, organizadas pelo Grupo de Estudos sobre o Ensino da Matemática de Porto Alegre – GEEMPA, em 1972. O estudo investiga a experiência realizada nessas classes e, por meio de procedimentos envolvendo documentos orais e escritos, procura analisar as práticas desenvolvidas que, segundo se sabe, marcaram a história da Educação Matemática nas escolas de Porto Alegre. Este estudo integra a pesquisa que busca traços dos cotidianos escolares deixados por professores, durante um tempo que correspondia a um movimento internacional de renovação do ensino da matemática. A metodologia da pesquisa transita entre a pesquisa documental e a história oral, dado que as fontes são professoras das classes e os arquivos do GEEMPA, onde se encontram documentos relativos ao planejamento e desenvolvimento de tais classes, entre outros. Até o momento, pelos depoimentos das professoras, pode-se verificar que a experiência representou uma importante contribuição, tanto na formação docente como na dos alunos das classes. A investigação busca responder a algumas questões: como a escola acolhia a experiência, realizada numa de suas classes? Como era a relação com as demais turmas da mesma série? Foi possível socializar os resultados da experiência com outras turmas e escolas de Porto Alegre ou do Estado? Como é que se desenvolveu uma experiência tão positiva – numa análise preliminar – quando o Movimento da Matemática Moderna já dava sinais de fracasso mundialmente? |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista Diálogo Educacional (PUCPR) |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática moderna |
pt_BR |
dc.subject |
História da educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.title |
A experiência das classes-piloto organizadas pelo GEEMPA, ao tempo da matemática moderna |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
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