Cultura Acadêmica e cultura escolar: relações entre matemáticos e professores de matemática
Show full item record
Title:
|
Cultura Acadêmica e cultura escolar: relações entre matemáticos e professores de matemática |
Author:
|
Duarte, Aparecida Rodrigues Silva
|
Abstract:
|
Com a pretensão de contribuir para o estudo da dinâmica das relações entre matemáticos e professores de matemática no contexto do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no Brasil, este artigo voltase para a discussão entre cultura acadêmica e cultura escolar, categorias que consideramos relevantes para o aprofundamento desse assunto. Buscamos constatar como se processam as práticas do fazer matemático a partir de aportes teóricos propugnados pela História Cultural. Dessa forma, procuramos retratar as práticas do cotidiano de matemáticos brasileiros e o modo como estas foram apropriadas pelo ensino secundário, a partir de análise de algumas de suas produções científicas e propostas para o ensino da matemática, utilizando como fontes livros didáticos, documentos de arquivos escolares e de arquivos pessoais, etc. Para tanto, tomamos os matemáticos Omar Catunda, Benedito Castrucci e Luiz Henrique Jacy Monteiro como personagens representativos dos modos de pensar daquele período, qual seja, o do MMM. |
Description:
|
Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=2438&dd99=view&dd98=pb |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161366
|
Date:
|
2008 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar