Cultura Acadêmica e cultura escolar: relações entre matemáticos e professores de matemática

DSpace Repository

A- A A+

Cultura Acadêmica e cultura escolar: relações entre matemáticos e professores de matemática

Show full item record

Title: Cultura Acadêmica e cultura escolar: relações entre matemáticos e professores de matemática
Author: Duarte, Aparecida Rodrigues Silva
Abstract: Com a pretensão de contribuir para o estudo da dinâmica das relações entre matemáticos e professores de matemática no contexto do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no Brasil, este artigo voltase para a discussão entre cultura acadêmica e cultura escolar, categorias que consideramos relevantes para o aprofundamento desse assunto. Buscamos constatar como se processam as práticas do fazer matemático a partir de aportes teóricos propugnados pela História Cultural. Dessa forma, procuramos retratar as práticas do cotidiano de matemáticos brasileiros e o modo como estas foram apropriadas pelo ensino secundário, a partir de análise de algumas de suas produções científicas e propostas para o ensino da matemática, utilizando como fontes livros didáticos, documentos de arquivos escolares e de arquivos pessoais, etc. Para tanto, tomamos os matemáticos Omar Catunda, Benedito Castrucci e Luiz Henrique Jacy Monteiro como personagens representativos dos modos de pensar daquele período, qual seja, o do MMM.
Description: Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=2438&dd99=view&dd98=pb
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161366
Date: 2008


Files in this item

Files Size Format View Description
dialogo-2438.pdf 153.5Kb PDF View/Open Artigo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar