A relação conhecimento versus conhecimento pegadógico na formação do professor de matemática: um estudo histórico
Show full item record
Title:
|
A relação conhecimento versus conhecimento pegadógico na formação do professor de matemática: um estudo histórico |
Author:
|
Duarte, Aparecida Rodrigues Silva; Oliveira, Maria Cristina Araújo de; Pinto, Neuza Bertoni
|
Abstract:
|
Uma das questões ainda atuais sobre a formação de professores Matemática diz respeito à falta de articulação entre conhecimentos matemáticos e conhecimentos pedagógicos. Debates sobre representações envolvidas nas práticas docentes perpassam a história do ensino de Matemática brasileiro, permitindo observar a polêmica relação existente entre saberes específicos e saberes pedagógicos na formação dos professores de Matemática. Nesse sentido, pretende-se, neste artigo, traçar um panorama histórico dessa relação. Analisamos, no cenário brasileiro de formação de professores de Matemática, modos de divulgação e circulação de representações dominantes em diferentes épocas, a partir de experiências pessoais de professores de Matemática, dentre os quais destacamos Benedito Castrucci, Ubiratan D’Ambrosio e Osvaldo Sangiorgi. Fazemos uso de fontes documentais como depoimentos, artigos de jornal, anotações de aulas e livros didáticos de autoria desses personagens. As análises valem-se de aportes teóricos da História Cultural, em especial, a operação historiográfica, segundo Michel De Certeau e o conceito de apropriação de acordo com Roger Chartier. |
Description:
|
Disponível em: http://ojs.fe.unicamp.br/ged/zetetike/article/view/2801 |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161317
|
Date:
|
2010 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar