A relação conhecimento versus conhecimento pegadógico na formação do professor de matemática: um estudo histórico

DSpace Repository

A- A A+

A relação conhecimento versus conhecimento pegadógico na formação do professor de matemática: um estudo histórico

Show full item record

Title: A relação conhecimento versus conhecimento pegadógico na formação do professor de matemática: um estudo histórico
Author: Duarte, Aparecida Rodrigues Silva; Oliveira, Maria Cristina Araújo de; Pinto, Neuza Bertoni
Abstract: Uma das questões ainda atuais sobre a formação de professores Matemática diz respeito à falta de articulação entre conhecimentos matemáticos e conhecimentos pedagógicos. Debates sobre representações envolvidas nas práticas docentes perpassam a história do ensino de Matemática brasileiro, permitindo observar a polêmica relação existente entre saberes específicos e saberes pedagógicos na formação dos professores de Matemática. Nesse sentido, pretende-se, neste artigo, traçar um panorama histórico dessa relação. Analisamos, no cenário brasileiro de formação de professores de Matemática, modos de divulgação e circulação de representações dominantes em diferentes épocas, a partir de experiências pessoais de professores de Matemática, dentre os quais destacamos Benedito Castrucci, Ubiratan D’Ambrosio e Osvaldo Sangiorgi. Fazemos uso de fontes documentais como depoimentos, artigos de jornal, anotações de aulas e livros didáticos de autoria desses personagens. As análises valem-se de aportes teóricos da História Cultural, em especial, a operação historiográfica, segundo Michel De Certeau e o conceito de apropriação de acordo com Roger Chartier.
Description: Disponível em: http://ojs.fe.unicamp.br/ged/zetetike/article/view/2801
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161317
Date: 2010


Files in this item

Files Size Format View
2801-10556-1-PB.pdf 127.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar