Disciplina e controle dos alunos como bases necessárias para o êxito da experimentação pedagógica nas classes-piloto de matemática do Colégio Estadual da Bahia (1966-1969).

DSpace Repository

A- A A+

Disciplina e controle dos alunos como bases necessárias para o êxito da experimentação pedagógica nas classes-piloto de matemática do Colégio Estadual da Bahia (1966-1969).

Show simple item record

dc.contributor.author Pinheiro, Mariana Moraes Lôbo
dc.contributor.author Lando, Janice Cassia
dc.contributor.author Dias, André Luis Mattedi
dc.date.accessioned 2016-04-28T19:53:32Z
dc.date.available 2016-04-28T19:53:32Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation PINHEIRO, M.M.L. ; LANDO, J. C. ; DIAS, A. L. M. . Disciplina e controle dos alunos como bases necessárias para o êxito da experimentação pedagógica nas classes-piloto de matemática do Colégio Estadual da Bahia (1966-1969). Revista Brasileira de História da Ciência, v. 7, p. 186-202, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161174
dc.description Disponível em: www.sbhc.org.br/arquivo/download?ID_ARQUIVO=1956 pt_BR
dc.description.abstract Neste artigo, abordaremos alguns aspectos da experimentação pedagógica realizada nas classes piloto do Colégio Estadual da Bahia entre 1966 e 1969. Destacaremos certos “princípios” e certa “filosofia da educação” que fundamentaram este projeto a partir da análise das declarações feitas pela sua coordenadora, professora Lêda Jesuíno dos Santos, e pelas professoras Jolândia Serra Vila e Vera Lúcia da Conceição Baqueiro Wasconcellos, que lecionaram matemática nestas classes piloto. Argumentaremos que estes “princípios” e “filosofia da educação” caracterizaram-se pela afirmação da disciplina e do controle dos alunos como bases necessárias para o êxito da experimentação pedagógica, que se concretizaram de modo específico nas técnicas psicopedagógicas de acompanhamento utilizadas fora das salas de aula e nas metodologias e didática utilizadas nas salas de aula. Compararemos esta afirmação com a disciplina e o controle análogos que as autoridades do governo ditatorial do período impuseram sobre estudantes, professores e autoridades educacionais locais, bem como com os as reconhecidas bases liberais e democráticas da concepção original de John Dewey, que foi trazida para o Brasil por Anísio Teixeira e Isaías Alves, este último, fundador, diretor e professor da Faculdade de Filosofia da Bahia, onde se formaram e atuaram as referidas professoras. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Revista Brasileira de História da Ciência pt_BR
dc.subject Experimentação pedagógica pt_BR
dc.subject Classes piloto pt_BR
dc.subject Colégio da Bahia pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject História do ensino pt_BR
dc.title Disciplina e controle dos alunos como bases necessárias para o êxito da experimentação pedagógica nas classes-piloto de matemática do Colégio Estadual da Bahia (1966-1969). pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
rbhc 2014_2 Pinheiro Lando Dias.pdf 208.0Kb PDF View/Open Artigo Revista Brasileira de História da Ciência

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar