Disciplina e controle dos alunos como bases necessárias para o êxito da experimentação pedagógica nas classes-piloto de matemática do Colégio Estadual da Bahia (1966-1969).
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dc.contributor.author |
Pinheiro, Mariana Moraes Lôbo |
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dc.contributor.author |
Lando, Janice Cassia |
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dc.contributor.author |
Dias, André Luis Mattedi |
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dc.date.accessioned |
2016-04-28T19:53:32Z |
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dc.date.available |
2016-04-28T19:53:32Z |
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dc.date.issued |
2014 |
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dc.identifier.citation |
PINHEIRO, M.M.L. ; LANDO, J. C. ; DIAS, A. L. M. . Disciplina e controle dos alunos como bases necessárias para o êxito da experimentação pedagógica nas classes-piloto de matemática do Colégio Estadual da Bahia (1966-1969). Revista Brasileira de História da Ciência, v. 7, p. 186-202, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161174 |
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dc.description |
Disponível em: www.sbhc.org.br/arquivo/download?ID_ARQUIVO=1956 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Neste artigo, abordaremos alguns aspectos da experimentação pedagógica realizada nas classes piloto do Colégio Estadual da Bahia entre 1966 e 1969. Destacaremos certos “princípios” e certa “filosofia da educação” que fundamentaram este projeto a partir da análise das declarações feitas pela sua coordenadora, professora Lêda Jesuíno dos Santos, e pelas professoras Jolândia Serra Vila e Vera Lúcia da Conceição Baqueiro Wasconcellos, que lecionaram matemática nestas classes piloto. Argumentaremos que estes “princípios” e “filosofia da educação” caracterizaram-se pela afirmação da disciplina e do controle dos alunos como bases necessárias para o êxito da experimentação pedagógica, que se concretizaram de modo específico nas técnicas psicopedagógicas de acompanhamento utilizadas fora das salas de aula e nas metodologias e didática utilizadas nas salas de aula. Compararemos esta afirmação com a disciplina e o controle análogos que as autoridades do governo ditatorial do período impuseram sobre estudantes, professores e autoridades educacionais locais, bem como com os as reconhecidas bases liberais e democráticas da concepção original de John Dewey, que foi trazida para o Brasil por Anísio Teixeira e Isaías Alves, este último, fundador, diretor e professor da Faculdade de Filosofia da Bahia, onde se formaram e atuaram as referidas professoras. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Revista Brasileira de História da Ciência |
pt_BR |
dc.subject |
Experimentação pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Classes piloto |
pt_BR |
dc.subject |
Colégio da Bahia |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
História do ensino |
pt_BR |
dc.title |
Disciplina e controle dos alunos como bases necessárias para o êxito da experimentação pedagógica nas classes-piloto de matemática do Colégio Estadual da Bahia (1966-1969). |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
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