As Redes de Interação Social e o Movimento da Matemática Moderna na Bahia

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As Redes de Interação Social e o Movimento da Matemática Moderna na Bahia

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dc.contributor.author Pinheiro, Mariana Moraes Lôbo
dc.contributor.author Rios, Diogo Franco
dc.date.accessioned 2016-04-28T19:52:28Z
dc.date.available 2016-04-28T19:52:28Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation PINHEIRO, Mariana. M. L. ; RIOS, Diogo Franco . As Rede de Interação Social e o Movimento da Matemática Moderna na Bahia. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 23, p. 343-361, 2010. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161171
dc.description Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/2912/291221892016.pdf pt_BR
dc.description.abstract Este artigo busca contribuir com a análise da história da Educação Matemática no Brasil, identificando a existência de uma rede social de interação estabelecida no contexto do Movimento da Matemática Moderna, constituída com o intuito de institucionalizar um novo padrão de ensino de matemática no Brasil e, mais especificamente na Bahia, por volta da metade do século XX. Em especial, apontamos a tríade formada por Omar Catunda, Leopoldo Nachbin e Marshal Stone e os eventos científicos realizados no Brasil na época, destacando que a conciliação de interesses profissionais e pessoais dos atores envolvidos interferiu no desenvolvimento desse processo de institucionalização. A partir de conceitos como circularidade cultural e teoria ator-rede, apresentamos esse processo, relacionando seus elementos às respectivas características traçadas pela Sociologia. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Bolema pt_BR
dc.subject História da educação matemática pt_BR
dc.subject Teoria ator-rede pt_BR
dc.subject Movimento da matemática moderna pt_BR
dc.title As Redes de Interação Social e o Movimento da Matemática Moderna na Bahia pt_BR
dc.type Article pt_BR


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291221892016.pdf 211.2Kb PDF View/Open Artigo Bolema

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