Um exemplo de estudo histórico comparativo sobre a adoção de livros didáticos de aritmética em São Paulo e em Santa Catarina no ensino primário: 1890 - 1930

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Um exemplo de estudo histórico comparativo sobre a adoção de livros didáticos de aritmética em São Paulo e em Santa Catarina no ensino primário: 1890 - 1930

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dc.contributor.author Costa, David Antonio da
dc.date.accessioned 2016-04-26T10:50:12Z
dc.date.available 2016-04-26T10:50:12Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation COSTA, D. A. . Um exemplo de estudo histórico comparativo sobre a adoção de livros didáticos de aritmética em São Paulo e em Santa Catarina no ensino primario: 1890 - 1930. Revista REAMEC - Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 1, p. 47-59, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160942
dc.description Disponível em:http://www.ufmt.br/ppgecem/arquivos/997366b1e9ab74e48836b6e38e0887b7.pdf pt_BR
dc.description.abstract Este texto tem como objetivo apresentar uma análise sobre os pareceres de adoção das obras didáticas de aritmética que ocorreram em tempos de implantação dos Grupos Escolares nos estados de São Paulo e Santa Catarina na virada do século XIX – XX, no início do período republicano. Esta análise tomou alguns aspectos da perspectiva histórico comparativa (NUNES, 2001; CHARTIER, 2007) e privilegiou o uso das fontes presentes no Repositório Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina (https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/1769). Pode-se observar uma continuidade das políticas implementadas em São Paulo levadas ao estado de Santa Catarina devido a difusão do modelo paulista associado pelos seus emissários correspondentes, no caso de Santa Catarina, o Prof. Orestes Guimarães. Tais resultados revelam-se desde a mesma formatação e lógica das prescrições normativas - decretos com adoção e aprovação das obras didáticas -, assim como nas mesmas indicações dos títulos e autores para serem usados para o ensino da aritmética. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Revista REAMEC pt_BR
dc.subject História da educação matemática pt_BR
dc.subject Grupo escolar pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Legislação escolar pt_BR
dc.subject Ensino primário pt_BR
dc.title Um exemplo de estudo histórico comparativo sobre a adoção de livros didáticos de aritmética em São Paulo e em Santa Catarina no ensino primário: 1890 - 1930 pt_BR
dc.type Article pt_BR


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DAVID_REAMEC.pdf 262.7Kb PDF View/Open Artigo revista REAMEC

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