A Formação do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio: trajetória e memória

DSpace Repository

A- A A+

A Formação do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio: trajetória e memória

Show full item record

Title: A Formação do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio: trajetória e memória
Author: Borges, Rosimeire Aparecida Soares; Duarte, Aparecida Rodrigues Silva; Campos, Tânia Maria Mendonça
Abstract: Este artigo apresenta a história de vida do educador matemático brasileiro Ubiratan D’Ambrosio. Buscou-se reconstruir sua trajetória pessoal e profissional desde sua infância aos dias atuais. Para tanto, foram realizadas diversas entrevistas e consultados documentos de seu acervo pessoal, fundamentando-se, teoricamente, nas ideias de Nóvoa (2000), considerando-se a impossibilidade de desvincular o professor como profissional e o professor como pessoa. As vivências e aprendizagens desse educador permitem descortinar um panorama da Educação Matemática, a partir da década de 1940, pois são fecundas para a compreensão dos percursos de formação docente e contribuem para a apropriação de diferentes processos de ensino e aprendizagem e apreensão do cotidiano escolar
Description: Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-636X2014000301056&script=sci_abstract&tlng=pt
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160919
Date: 2014


Files in this item

Files Size Format View
1980-4415-bolema-28-50-1056.pdf 483.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar