La revista educação atualizada y las matemáticas modernas en la escuela primaria
Show simple item record
dc.contributor.author |
Borges, Rosimeire Aparecida Soares |
|
dc.contributor.author |
Duarte, Aparecida Rodrigues Silva |
|
dc.date.accessioned |
2016-04-22T12:20:41Z |
|
dc.date.available |
2016-04-22T12:20:41Z |
|
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.identifier.citation |
BORGES, R. A. S.; DUARTE, A. R. S. La revista educação atualizada y las matemáticas modernas en la escuela primaria. Paradigma (Maracay), v. 33, p. 135-151,2012. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160918 |
|
dc.description.abstract |
Os periódicos pedagógicos têm-se revelado como fontes de fundamental importância para a História da Educação. Assim sendo, buscou-se, neste estudo, analisar artigos da Revista Educação Atualizada, publicados em 1969, ano de emergência do Movimento da Matemática Moderna. Intentou-se conhecer como os professores autores dessa Revista se apropriaram do ideário desse Movimento no âmbito do Ensino Primário. Para tanto, buscou-se em Nóvoa (1993), Carvalho (2006) e Chartier (1991) elementos que subsidiassem as análises realizadas. O estudo revelou que os discursos sobre a Matemática Moderna foram conquistando espaço, na revista Educação Atualizada, na definição dos conceitos matemáticos e na regulação das atividades sugeridas aos docentes. Esses discursos preconizaram uma matemática baseada na Teoria dos Conjuntos, com ênfase no uso da linguagem simbólica, por meio de recursos específicos para trabalhar com as crianças. Além disso a modernização do ensino de Matemática no primário impôs um novo modo de conceber os conceitos matemáticos, destacando aspectos metodológicos e psicológicos para esse ensino. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista Paradigma |
pt_BR |
dc.subject |
Periódicos pedagógicos |
pt_BR |
dc.subject |
Movimento da matemática moderna |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino primário |
pt_BR |
dc.title |
La revista educação atualizada y las matemáticas modernas en la escuela primaria |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar