La revista educação atualizada y las matemáticas modernas en la escuela primaria

DSpace Repository

A- A A+

La revista educação atualizada y las matemáticas modernas en la escuela primaria

Show simple item record

dc.contributor.author Borges, Rosimeire Aparecida Soares
dc.contributor.author Duarte, Aparecida Rodrigues Silva
dc.date.accessioned 2016-04-22T12:20:41Z
dc.date.available 2016-04-22T12:20:41Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation BORGES, R. A. S.; DUARTE, A. R. S. La revista educação atualizada y las matemáticas modernas en la escuela primaria. Paradigma (Maracay), v. 33, p. 135-151,2012. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160918
dc.description.abstract Os periódicos pedagógicos têm-se revelado como fontes de fundamental importância para a História da Educação. Assim sendo, buscou-se, neste estudo, analisar artigos da Revista Educação Atualizada, publicados em 1969, ano de emergência do Movimento da Matemática Moderna. Intentou-se conhecer como os professores autores dessa Revista se apropriaram do ideário desse Movimento no âmbito do Ensino Primário. Para tanto, buscou-se em Nóvoa (1993), Carvalho (2006) e Chartier (1991) elementos que subsidiassem as análises realizadas. O estudo revelou que os discursos sobre a Matemática Moderna foram conquistando espaço, na revista Educação Atualizada, na definição dos conceitos matemáticos e na regulação das atividades sugeridas aos docentes. Esses discursos preconizaram uma matemática baseada na Teoria dos Conjuntos, com ênfase no uso da linguagem simbólica, por meio de recursos específicos para trabalhar com as crianças. Além disso a modernização do ensino de Matemática no primário impôs um novo modo de conceber os conceitos matemáticos, destacando aspectos metodológicos e psicológicos para esse ensino. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Revista Paradigma pt_BR
dc.subject Periódicos pedagógicos pt_BR
dc.subject Movimento da matemática moderna pt_BR
dc.subject Ensino primário pt_BR
dc.title La revista educação atualizada y las matemáticas modernas en la escuela primaria pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
art08.pdf 166.8Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar