Traços de “modernidade” nos artigos de matemática da revista escola secundária

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Traços de “modernidade” nos artigos de matemática da revista escola secundária

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dc.contributor.author Oliveira, Maria Cristina Araújo de
dc.contributor.author Pietropaolo, Ruy César
dc.date.accessioned 2016-04-20T01:28:02Z
dc.date.available 2016-04-20T01:28:02Z
dc.date.issued 2008
dc.identifier.citation OLIVEIRA, M. C. A. ; PIETROPAOLO, R. C. . TRAÇOS DE MODERNIDADE NOS ARTIGOS DE MATEMÁTICA DA REVISTA ESCOLA SECUNDÁRIA. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 8, p. 715-726, 2008. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160875
dc.description Disponível em http://www.ufjf.br/mestradoedumat/files/2011/01/DIALOGO-tra%C3%A7os-de-modernidade-artigo_2008.pdf pt_BR
dc.description.abstract Este artigo apresenta uma análise de propostas modernizadoras para o ensino de Matemática, publicadas no período de 1957 a 1963, na Revista Escola Secundária, com vistas ao que posteriormente se configurou como Movimento da Matemática Moderna (MMM). Essa revista foi estruturada como uma instância formadora de professores, pois surge em um contexto em que a grande maioria dos professores brasileiros da escola secundária era autodidata. Nosso objetivo foi identificar conhecimentos matemáticos e pedagógicos que se destacaram como propostas de modernização do ensino dessa disciplina, acompanhando a discussão internacional sobre a modernização do ensino de Matemática no secundário, segundo a perspectiva da apropriação de tais propostas, pelos diferentes autores dos artigos analisados. Uma das propostas modernizadoras identificadas foi a relativização do ensino de geometria dedutiva, priorizando pequenas demonstrações locais a fim de destacar: as condições admitidas como válidas; o que deve ser demonstrado, chamando a atenção para o que pode ser deduzido das condições admitidas; os raciocínios efetuados para chegar a esses resultados, a partir dos dados e dos conhecimentos já incorporados. Portanto a geometria dedutiva no ginásio deveria ser encarada mais como uma iniciação aos métodos demonstrativos do que propriamente como desenvolvimento de uma teoria. Outro aspecto identificado foi a proposição para o uso de materiais didáticos no ensino de Matemática com a finalidade de proporcionar ao aluno a experimentação e verificação de propriedades e teoremas. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Revista Diálogo Educacional pt_BR
dc.subject História da educação matemática pt_BR
dc.subject Revistas pedagógicas pt_BR
dc.subject Movimento da matemática moderna pt_BR
dc.title Traços de “modernidade” nos artigos de matemática da revista escola secundária pt_BR
dc.type Article pt_BR


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DIALOGO-traços-de-modernidade-artigo_2008.pdf 164.8Kb PDF View/Open

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