Tendências da pesquisa em história da matemática no Brasil: a propósito das dissertações e teses (1990 – 2010)

DSpace Repository

A- A A+

Tendências da pesquisa em história da matemática no Brasil: a propósito das dissertações e teses (1990 – 2010)

Show simple item record

dc.contributor.author Mendes, Iran Abreu
dc.date.accessioned 2016-04-20T01:27:34Z
dc.date.available 2016-04-20T01:27:34Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation MENDES, I. A. Tendências da Pesquisa em História da Matemática no Brasil: A Propósito das Dissertações e Teses (1990-2010). Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 14, p. 465-480, 2012. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160873
dc.description Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/12765 pt_BR
dc.description.abstract Neste artigo faz-se uma caracterização das tendências das pesquisas em história da Matemática no Brasil, tomando como referência as dissertações e teses defendidas no país entre 1990 e 2010. O objetivo principal é identificar e caracterizar as bases da fundamentação epistemológica e metodológica dos estudos relacionados à História da Matemática e suas relações com a Educação Matemática em diversos programas de pós-graduação do Brasil. Os resultados apontaram cerca de onze tendências que configuram um panorama da pesquisa brasileira envolvendo história e Educação Matemática, das quais se evidencia um exercício de migração teórica que contribuem para ampliar o referencial de sustentação da produção historiográfica sobre a Matemática brasileira nas dimensões epistemológica, sociológica e pedagógica. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Revista Educação Matemática Pesquisa (Online) pt_BR
dc.subject Pesquisa em história da matemática pt_BR
dc.subject História da educação matemática pt_BR
dc.subject Sociologia da educação matemática pt_BR
dc.title Tendências da pesquisa em história da matemática no Brasil: a propósito das dissertações e teses (1990 – 2010) pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
12765-30728-1-PB.pdf 181.7Kb PDF View/Open Artigo Revista Educação Matemática Pesquisa (Online)

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar