O estudo da realidade como eixo da formação matemática dos professores de comunidades rurais

DSpace Repository

A- A A+

O estudo da realidade como eixo da formação matemática dos professores de comunidades rurais

Show simple item record

dc.contributor.author Mendes, Iran Abreu
dc.date.accessioned 2016-04-20T01:25:28Z
dc.date.available 2016-04-20T01:25:28Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation MENDES, I. A. O estudo da Realidade como Eixo da Formação Matemática dos Professores de Comunidades Rurais. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 23, p. 571-595, 2010. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160866
dc.description Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4031 pt_BR
dc.description.abstract Neste artigo discutimos a implementação do ensino de matemática nas áreas de assentamentos rurais, por meio do Estudo da Realidade (DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2002; PERNAMBUCO, 1994), um princípio metodológico baseado na investigação da realidade local. Para concretizar tais princípios, vivenciamos uma experiência pedagógica em duas disciplinas do curso de Pedagogia da Terra, ocorrido na cidade de Ceará Mirim, Rio Grande do Norte, realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em convênio com o INCRA, PRONERA e MST. A turma era composta por professores-alunos, moradores de assentamentos rurais, das regiões Norte e Nordeste do Brasil. A experiência centrou-se em três momentos: o estudo da realidade (ER), a organização do conhecimento (OC) e a aplicação do conhecimento (AC), como abordagem no ensino de matemática. A análise da experiência mostrou que a exploração das atividades cotidianas das comunidades proporcionou um melhor desempenho na prática matemática do grupo. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Revista Bolema pt_BR
dc.subject Estudo da realidade pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Etnomatemática pt_BR
dc.title O estudo da realidade como eixo da formação matemática dos professores de comunidades rurais pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
4031-18658-1-PB.pdf 158.6Kb PDF View/Open Artigo Bolema

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar